quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Era Vargas

Como Getúlio Vargas chegou ao poder? 
Com o rompimento do acordo da política do café com leite, onde o presidente paulista Júlio Prestes sai vitorioso em 1930. E pela derrota do candidato da Aliança Liberal, Getúlio Vargas, e os líderes da AL, se recusaram a aceitar o resultado, afirmando que a vitória Júlio Prestes era fraude.
A revolta foi crescendo em várias regiões do país, que acabou atingindo diversos grupos sociais (operários, militares, profissionais liberais etc.). E criou mais intensidade quando João Pessoa, vice-presidente da Aliança Liberal, foi assassinado por motivos pessoais e políticos. Isso levou à união e à organização das oposições contra o governo.
Em 3 de outubro iniciou-se uma luta armada no estado do Rio Grande do Sul, se espalhando pelos estados de Minas Gerais, Praíba e Pernambuco, com o objetivo de impedir a posse de Júlio Prestes como presidente. 
Com isso, militares do Rio de Janeiro, liderados pelos generais Mena Barreto e Tasso Fragoso, se aliaram aos revoltosos , depondo o presidente Washington Luís em 24 de outubro, faltando algumas semanas de seu mandato.
No dia 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas entra para o poder, considerado o chefe político do movimento de 1930 (Revolução de 1930).
E assim termina a Primeira República e se dava início a uma nova etapa na história do Brasil, marcada pelolíder gaúcho. Essa época foi estendida até 1945, conhecida como Era Vargas ou período getulista. Nesse tempo, aconteceram significativas transformações socioeconômicas no país, devido aos novos rumos dados às políticas públicas.
A divisão do período tradicionalmente adotada pelos historiadores nos mostra: O Governo Provisório (1930-1934), Governo Constitucional (1934-1937) e o Governo Ditatorial ou Estado Novo (1937).

Governo Previsório
Uma das primeira providências tomadas por Getúlio Vargas ao chegar à Presidência da República, são:
  • suspensão da Constituição republicana de 1891;
  • fechamento dos órgãos do Poder Legislativo (Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais);
  • indicação de interventores militares ligados ao tenentismo para chefiar os governos estaduais.
Getúlio pretendia desmontar a estrutura política da Primeira República, baseada no poder dos coronéis-fazendeiros. Os interventores acreditavam que em pouco tempo a força dos grupos políticos tradicionais seriam eliminadas. Não foram, mas reduziram o poder dos representantes dos fazendeiros que sustentavam o regime deposto em 1930.
Aos poucos seu governo se revelou mais concentralizador, demonstrando preocupação com a questão social e interesse em defender as riquezas nacionais.

Maria Isabela M.     2°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário