terça-feira, 22 de novembro de 2016

A Revolução Russa

    NO INÍCIO DO SÉCULO XX A RÚSSIA ERA UM PAÍS ATRASADO ECONOMICAMENTE, TENDO 80% DA SUA ECONOMIA VOLTADA NO CAMPO E SÓ 20% DA CIDADE TINHA INDUSTRIALIZAÇÃO. VIVIAM EM UMA MONARQUIA ABSOLUTISTA, TENDO COMO REPRESENTANTE CZAR NICOLAU II.
    OS TRABALHADORES VIVIAM EM EXTREMA MISÉRIA E SEM DIREITOS, PAGAVAM ALTOS IMPOSTOS PARA SUSTENTAR A BASE DO GOVERNO DE CZAR DE FORMA DESCONTENTE.
  A GUERRA CONTRA JAPÃO, A ENTRADA NA 1° GUERRA MUNDIAL, FIZERAM AGRAVAR A RELAÇÃO DO POVO COM CZAR. A INSATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS E URBANOS MANIFESTANDO A DEMOCRACIA, MELHORES SALÁRIOS, EMPREGOS E O FIM DA MONARQUIA.
  EM 1905 OCORRE O MASSACRE DO DOMINGO SANGRENTO, LIDERADO POR MILITARES COM O COMANDO DE CZAR. O MOTIVO FOI A MANISFESTAÇÃO, PACIFICA, DE MAIS DE 100 MIL TRABALHADORES.
  PARA CONTORNAR TODA ESSA SITUAÇÃO E CONTINUAR NO PODER, CZAR RECORRE A "REFORMAS LIBERAIS", FORMANDO UMA NOVA CONSTITUIÇÃO E ACABANDO COM O SEU SISTEMA ABSOLUTISTA.
COMEÇAVA ASSIM UMA REVOLTA MAIOR AINDA POR PARTE DOS TRABALHADORES, FILHOS DA REVOLUÇÃO.
INFLUENCIADOS POR IDEIAS DE KARL MARX, STALIN E LENIN.
TEMOS DOIS GRUPOS REVOLUCIONÁRIOS, DO POSR, SENDO ELES:
-BOLCHEVIQUES: MAIORIA. ERAM MAIS RADICAIS E PENSAVAM NA IMPLANTAÇÃO IMEDIATA DO SOCIALISMO/COMUNISMO.
-MENCHEVIQUES: MINORIA. ACREDITAVAM QUE ERA MELHOR A IMPLANTAÇÃO DO NOVO SISTEMA (SOCIALISMO) DE FORMA GRADUAL E LENTA, COM LIGAÇÃO COM A BURGUESIA.
EM 1917 CZAR PERDE O COMANDO E KERENSKY (MENCHEVIQUE) ASSUME COMO GOVERNANTE PROVISÓRIO.
KERENSKY  POUCA COISA MUDOU NA RÚSSIA. LENIN (BOLCHEVIQUES) ORGANIZOU OUTRA REVOLUÇÃO QUE OCORREU EM OUTUBRO EM 1917. COM A SUA IDEOLOGIA, LÊNIN PROPÔS PÃO, TERRA E PAZ E ENFIM CONSEGUIU IMPLANTAR O SOCIALISMO NO TERRITÓRIO RUSSO. A TERRA FOI REDISTRIBUÍDA PARA OS CAMPONESES, A INDUSTRIA ACOLHEU SEUS TRABALHADORES E O BANCO FOI NACIONALIZADO.  
LÊNIN TAMBÉM PROMOVEU A ANISTIA E A RETIRADA DA RÚSSIA DA 1° GUERRA INSTAURANDO ASSIM UM PARTIDO ÚNICO: PC (PARTIDO COMUNISTA)

Nathália de A. Kretschmer 3°A

Nenhum comentário:

Postar um comentário