Após o golpe de novembro de 1889, o Brasil Imperial vira Brasil Repúblicano e tem como presidente o Marechal Deodoro da Fonseca e como vice o Marechal Floriano Peixoto.
A República da Espada ocorreu de 1889 a 1894, após temos a República Oligárquica que ocorreu de 1894 até 1930, a seguir alguns pontos principais dessa república:
- Primeiro civil eleito;
- Membros da elite agrária no comando das eleições;
- Temos o café como principal e maior produto da economia brasileira.
Nas eleições municipais quem comandava eram os coronéis usando o voto de cabresto (os eleitores eram influênciados e obrigados a votar por bem ou por mal nos candidatos que os coronéis apoiavam) e mesmo que a oposição ganhasse eles ainda conseguiam assumir, pois eram retirados do poder através da degola que alegava a ocorrência de fraudes.
A Política dos Governadores ou Política dos Estados foi um acordo em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições e ,em troca, estes faziam uso de seus coronéis que nem o governo federal, nem os governos estaduais, enfrentassem qualquer tipo de oposição.
Já na Política do Café com Leite, o poder federal era passado entre paulistas e mineiros. Já que seus estados eram os que detinham mais poder econômico.
Dados Bibliográficos: https://www.google.com.br/search?q=republica+oligarquica&client=ubuntu&hs=UVn&channel=fs&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjPqr6u0I3QAhXLhpAKHRomBPoQ_AUICSgC&biw=1360&bih=644#imgrc=rsgdJh8d-F9VrM%3A
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_dos_Governadores
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_dos_Governadores
Alunas: Eduarda Zacharias 1ºB
Maria Isabela M. 2ºC
Nenhum comentário:
Postar um comentário