quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Primeiro reinado de D.Pedro I

 O primeiro reinado de D.Pedro I iniciou logo após a proclamação da independência do Brasil e termina 7 de abril de 1831 com sua abdicação . Durante esse tempo de reinado ocorreram muitas revoltas regionais e oposições políticas internas .
 As regiões do norte e nordeste do Brasil , muitos militares e políticos ligados a coroa portuguesa , não queriam reconhecer o novo governo de D.Pedro I , nestas regiões ocorreram muitos protestos e reações políticas .

Em 1823 muitos políticos tentaram limitar o poder de governo de D.Pedro I , isso foi
uma reação política devido a forma de política autoritária do imperador. D.Pedro I ficou insatisfeito e mandou fechar a assembleia . D.Pedro I então convocou dez pessoas de que tinha confiança e elaborou uma nova constituição está constituição possuía todos os interesses autoritários de D.Pedro I além de definir os três poderes (legislativo , executivo e judiciário) .

 A constituição de 1824 também possuía as leis do processo eleitoral que eram que só poderiam votar os grandes proprietários de terra e do sexo masculino acima dos 25 anos .

A abdicação de D.Pedro I , sentido forte oposição ao seu governo e o crescente descontentamento popular , ele percebeu que não teria mais forças para manter seu governo no Brasil. Em 7 de abril de 1831
D.Pedro I abdicou em favor ao seu filho Pedro Alcântara , então com apenas 5 anos ele o deixou no Brasil e voltou para a Europa para governar Portugal .

Nenhum comentário:

Postar um comentário