terça-feira, 27 de setembro de 2016

O cristão e a política

 "Para o cristão , é uma obrigação envolver-se na política.
   Nós cristãos , não podemos fazer como Pilatos : Lavar as mãos . 
   Não podemos ! Devemos nos envolver na política , pois a política é uma das formas mais altas de caridade , porque busca o bem comum . E os leigos cristãos devem trabalhar na política . Você  , então me dirá : mas não é fácil , pois a política sem o espírito do Evangelho ? Faço-lhe outra pergunta : É fácil dizer que a culpa é de outro , mas eu o que estou fazendo ? É um dever trabalhar para o bem comum , é um dever do cristão ! "

1: Informe-se sobre as leis e os métodos que existem na política :
Qualquer eleitor tem o direito de se informar e aprender sobre o sistema político de seu país .

2:Conheça a vida pessoal do candidato :
  Análise se o candidato possui um posicionamento na política veja como ele age na política para ter certeza de que seu voto não irá para o "lixo".

3:Descubra como o candidato chegou a política:
conheça o passado de seu candidato sobre como ele era antes de chegar até lá se ele já se envolveu em esquemas de corrupção se ele realmente tem que estar dentro da política ou não .

 4:Não venda seu voto
Lembre-se que vender o voto é o mesmo jogar seus pensamentos e posicionamentos políticos no lixo pois você poderá dar espaço a um candidato corrupto ao invés de um candidato honesto .


 Corrupção 
"Esta praga apodrecida da sociedade é um pecado grave que brada aos céus porque mina as próprias bases da vida pessoal e social. A corrupção impede de olhar para o futuro com esperança porque, com a sua prepotência e avidez, destrói os projetos do fracos e esmaga os mais pobres. É um mal que se esconde nos gestos diários para se estender depois aos escândalos públicos. A corrupção é uma teimosia no pecado que pretende substituir Deus com a ilusão do dinheiro, como forma de poder... Para erradicá-la da vida pessoal e social são necessárias prudência, vigilância, lealdade, transparência, juntamente à coragem da denúncia. Se não se combate abertamente, mais cedo ou mais tarde, torna-nos cúmplices e destrói-nos a vida"  -Papa Francisco-

 Na Bíblia podemos ver claramente que o roubo é o pecado que não tem perdão a não ser que o objeto roubado seja restituído para seu dono 
 Mas na política quase sempre escutamos " roubou , mas fez!" . Se fez não foi mais que obrigação roubar mas fazer não é desculpa não podemos aceitar que um político roube e depois monte um hospital como desculpa e para amenizar o povo mas sim deveria devolver mas não cria coisas que vão fazer o público eleitor pensar que ele é um bom político enquanto ele rouba o dinheiro que seria usado para melhorar a educação de sua cidade .
 
texto extraído da e editado e amplificado da cartilha de orientações políticas 2016 -Decanato Centro-Norte *Arapongas *Paraná Diocese de Apucarana
 
Aluno que extraiu o texto : Mario H. Reghini

Nenhum comentário:

Postar um comentário