terça-feira, 6 de setembro de 2016

Contexto Histórico: '' Independência do Brasil ''.

      Antes mesmo das viagens marítimas, Portugal e a Inglaterra já formavam alianças. A primeira aliança entre essas duas nações ocorreu no século XIV.
      Com a rivalidade entre a França e a Inglaterra, que já era bem antiga, Napoleão Bonaparte (Liderava a França) tinha o intuito de dominar a Europa. Falhando na tentativa de dominar a Inglaterra por tropas, como era um grande estrategista, resolveu quebrar a economia da mesma, criando o Bloqueio Continental que era a proibição do comércio dos países europeus com a Inglaterra.
      Como Portugal e a Inglaterra eram aliados antigos, Portugal não cumpriu com essa proibição, ocasionando assim a invasão das tropas francesas, lideradas por Napoleão Bonaparte, à Portugal. Com isso, a família real teve que fugir para sua colônia, o Brasil.
      Com a chegada da família real ao Brasil, ocorrem várias mudanças na colônia, entre elas a abertura dos portos, que até então os produtos que saiam do Brasil passavam, obrigatoriamente, pela alfândega em Portugal. Essa abertura deixou  ''livre'' a comercialização do Brasil com as ''nações-amigas'' especialmente a Grã-Bretanha, que era a mais privilegiada.
      Após Bonaparte ser expulso de Portugal, a família real foi ''convidada'' a voltar a metrópole, então D.João VI, deixa seu filho D.Pedro I, como príncipe regente do Brasil.
     Anos mais tarde, Portugal manda ordens para que D.Pedro volte para lá, com o intuito de recolonizar o Brasil, mas no Brasil, a elite agrária insistia para que D.Pedro não fosse embora e que continuasse lá, para não perder seus privilégios. Com a busca pelo poder, D.Pedro I deu o seu grito ''Independência ou Morte!'', causando assim a ''INDEPENDÊNCIA'' do Brasil, em relação a Portugal.
        Mesmo com o desligamento de Brasil com Portugal, Brasil nunca fora independente, após esse desligamento, Brasil continuava sendo dependente da Inglaterra. E até nos dias de hoje, essa ''independência'' não existe, exemplo disso: Estados Unidos, vivemos em baixo da saia deles em relação a cultura, economia, comida, roupas, tudo que possa imaginar, quando iremos parar de ser hipócritas?E quando conquistaremos nossa verdadeira INDEPENDÊNCIA?
      
Eduarda Zacharias 1º B


Nenhum comentário:

Postar um comentário