terça-feira, 6 de setembro de 2016

7 de Setembro

O dia 7 de setembro de 1822 foi um dia de grande importância, pois foi o dia em que Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil, tendo sido rompido o vínculo de dependência política que tinha com Portugal.
Dom Pedro estava sofrendo grande pressão da corte portuguesa para retornar a Portugal, a metrópole notou que estava perdendo o controle político do Brasil, com isso as cortes portuguesas tinham interesse em recolonizar para eliminar os focos de resistência. A presença de Dom Pedro atrapalhava os interesses portugueses, mas o príncipe também estava em pressão da elite brasileira que desejava a independência.
Na tarde de 7 de setembro, Dom Pedro estava próximo ao riacho Ipiranga em São Paulo, após retornar de sua viagem a Santos, no local, ele recebe uma carta de um mensageiro, onde pedia obediência às ordens portuguesas e seu retorno imediato a Portugal.
Neste momento Dom Pedro declarou independência do Brasil com o grito: "Independência ou Morte!". Esse fato histórico ficou conhecido como O Grito do Ipiranga", mas somente em 1825, com a imediação da Grã-Bretanha, que Portugal reconheceu a independência do Brasil.
Mesmo depois de ser considerado independente, o Brasil ainda é dependente de outros países tanto na economia, onde os produtos mais famosos não são fabricados no país.

Resultado de imagem para independencia do brasil

Fonte: http://www.suapesquisa.com/independencia/7_de_setembro.htm


Maria Isabela M.     2°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário