terça-feira, 6 de setembro de 2016

Contexto historico da "independência" do Brasil

     Napoleão Bonaparte criou o bloqueio continental, que impedia os países da Europa de comercializar com a Inglaterra. Porém Portugal dependia economicamente da Inglaterra, devido a isso eles não puderam acatar esta ordem. Em agosto de 1807, Napoleão enviou um ultimato ao Príncipe Regente de Portugal, D. João, ou ele rompia com a Inglaterra, ou Portugal seria invadido pelas tropas francesas. Não podendo romper com a Inglaterra a família real fugiu de Portugal para as colônias no Brasil.
    Ao chegar no Brasil Dom João VI rompe com o pacto colonial  abre os portos,
do ponto de vista econômico, essa medida pode ser consideradas como um  “grito de independência”, onde a colônia brasileira não mais estaria dependente ao monopólio comercial imposto pelo antigo pacto colonial.
    Em agosto do ano de 1820 foi iniciado um movimento de caráter militar na Cidade do Porto, que foi conhecido como Revolução do Porto. Em 1821 uma constituição provisória entra em vigor e em 1822 a família real, depois de muita pressão da corte portuguesa, deixando Dom Pedro de Alcântara como príncipe regente, Dom Pedro se alia à elite agrária brasileira e proclama a "independência" do Brasil. Apenas depois da proclamação ele foi coroado imperador.
     Mesmo com a proclamação da "independência" do Brasil, problemas sociais e políticos não foram alterados.
Resultado de imagem para independência do brasil











Thiago Ramos
Leonardo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário