quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Colonização dos EUA


No seculo XVI o rei Henrique VIII rompeu com a igreja católica, usando como desculpa a recusa do papa em aceitar seu divorcio com a rainha espanhola Catarina de Aragão. O rei promulgou a reforma anglicana em 1534. Neste contexto surgi o calvinismo que tinha como principal temática a predestinação ou seja, Deus escolhe quem sera salvo.
Os seguidores dos calvinismo que sentiram pressionados pela perseguição religiosa e politica deixaram a Europa e partiram para a América. Foram formadas as 13 colonias que se localizavam na costa leste. As colonias se dividiram em norte e sul com objetivos distintos, o norte tinha como características colonias de povoamento, pequena propriedade, trabalho livre e industria. Já as colonias do sul tinham como características colonias de exploração, trabalho escravo, grandes propriedade como ocorreu na colonização brasileira.
O oeste passou a ser conquistado com a doutrina do destino manifesto que dizia ''O povo dos Estados Unidos eram escolhidos por Deus para ocupar todas as terras entra o atlântico e o pacífico''.
Além da doutrina ouve vários motivos para a ocupação do oeste como por exemplo: Crescimento da população, a necessidade de novas áreas para plantar e explorar minerais, a descoberta de ouro na Califórnia e construções das estradas de ferro.

Alunos:Leonardo Rocha Vieira    
Suelen Tayna Okuyama    
Thiago Rodrigues Ramos 
Thiago Trombini              

Nenhum comentário:

Postar um comentário