terça-feira, 30 de junho de 2015

   Problemas de atenção na sala de aula e na vida 

  Falta de interesse nas aulas, dificuldades de ler, escrever e soletrar. Professores devem estar atentos ao comportamento dos alunos e perceber os diferentes graus de aprendizagem. Os sintomas podem ser de dislexia, distúrbio ou transtorno do processamento fonológico que compromete a leitura e que afeta de 10 a 15% a população mundial, de acordo com informações da Associação Brasileira de Dislexia (ABD).

  Constatamos que um grande número de aprendizes chega à escola sem conhecer-se e sem responder adequadamente à demanda para solucionar problemas ou realizar tarefas.''Falta'' atenção e interesse?O que esta por trás da desatenção  dos estudantes.

  Muitas pessoas mesmo com interesse em aprender não conseguem se concentrar ,e muitas vezes se da mal em provas ou trabalhos sem consulta.

   À primeira vista, a estatística soa alarmante: de 3 a 6% das crianças em idade escolar sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (o nome oficial do TDAH), que muita gente conhece somente como hiperatividade. Quer dizer então que, numa classe de 30 alunos, sempre haverá um ou dois que precisam de remédio? Não. Na maioria das vezes, o acompanhamento psicológico é suficiente. E, se o problema for bagunça ou desatenção, vale analisar se a causa não está na forma como você organiza a aula. "Geralmente, a inquietação costuma estar mais relacionada com a dinâmica da escola do que com o transtorno"..

 

  As primeiras referências aos transtornos hipercinéticos na literatura médica apareceram no meio do século XIX. Entretanto, sua nomenclatura vem sofrendo alterações contínuas. Na década de 40, surgiu a designação "lesão cerebral mínima", que, já em 1962, foi modificada para "disfunção cerebral mínima", reconhecendo-se que as alterações características da síndrome relacionam-se mais a disfunções em vias nervosas do que propriamente a lesões nas mesmas.

Fonte: Mundo Jovem um jornal de ideias,Setembro 2012..

Nome: Gabriele de Almeida Cardoso ..2ºD
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário