terça-feira, 23 de junho de 2015

Espaço Enem

Boa Noite !!!





 Temos novidades por aí!

Demos início no projeto '' Espaço ENEM '' desenvolvido para auxiliar os estudantes que participarão do exame, onde serão preparadas e selecionadas matérias, simulados,  exercícios dos exames anteriores, esclarecimento de dúvidas, e estaremos á disposição em caso de qualquer dúvida, e vamos solucioná-las! :)
 

E para darmos início, começaremos com a famosa ''REDAÇÃO'' que para muitos parece um #bichodesetecabeças #eé!
Na verdade o que parece ser '' Impossível'' Se torna muito simples, vamos entender um pouco como funciona a redação,como construí-la , os critérios, e como NÃO zerar a redação hahahaha!

A redação testa algumas ''competências'' 
  1. Demonstrar um certo ''Domínio'' da norma padrão da língua escrita;
  2. Elaborar uma proposta de intervenção para o tal '' problema '' abordado, mas claro respeitando os direitos humanos ;
  3. Demonstrar conhecimento linguístico que são necessários para a construção da argumentação;       
E para cada uma delas,existem  níveis possíveis que um candidato pode atingir , cada um valendo 200 pontos .
Mas como faço para não zerar ?
E existem 4 critérios que zeram a nota de um candidato do Enem:
    1. Texto em branco com até 7 linhas;
    2. Não fugir ao tema proposto;
    3. Não o ultrapassar o limite de linhas;
    4.  Desrespeito aos direitos humanos;
Aqui vai algumas dicas para obter nota máxima na redação;
  • Compreensão da proposta de redação;
  • Respeito à estrutura do texto dissertativo-argumentativo;
  • Apresentação de fatos e opiniões relacionadas ao texto;
  • Defesa de um ponto de vista;
  • Adequação do texto à norma padrão;
  • Elaboração de propostas de intervenção.
Logo abaixo mostraremos exemplos de '' Redações nota 1000 ''
http://imguol.com/c/noticias/2014/04/03/redacao-nota-1000-enem-2013-1396556713033_588x686.jpg
http://download.uol.com.br/vestibular2/redacaoenem_natalia.png
http://download.uol.com.br/vestibular2/redacaoenem_laisa.png

  A pontuação das questões do Enem é feita por um método chamado '' Teoria da Resposta ao Item (TRI) que envolve Psicologia , estatística e informática, e garante que todas as provas do Enem tenham o mesmo grau de dificuldade e possam ser comparadas. A contagem é diferente das avaliações clássicas , que somam os acerto. Na TRI, o item (a questão ) mede níveis de conhecimentos diferentes. Há perguntas fáceis, medianas e difíceis, com pontuações diferentes. Além disso, esses itens têm de conseguir separar quem sabe o conteúdo de quem tenta acertar no chute. Pessoas que acertam o mesmo número de questões não têm notas iguais, porque acertaram e erraram questões diferentes.
Não há uma  escala definida nas provas de múltipla escolha como há na redação. Em 2011 as notas máximas obtidas foram: Ciências da Natureza 867,2; Linguagens, 795,5; e Matémática, 953.

E atenção alunos
em 2012 o MEC modificou a correção da redação do Enem e aumentou o número de avaliadores, para deixar o sistema mais rigoroso e evitar pedidos de nota na Justiça.

Bom galera, por hoje foi isso, esperamos que tenha ajudado vocês, uma estudante que fez o exame nos orientou que, o segredo para ir bem na redação, está muito longe de sacrifícios, mas sim a prática para adquirir técnica, ou seja
Para fazer uma boa redação, Lorena destaca ainda que sempre utiliza uma técnica para o desenvolvimento dos textos. Antes de escrever ela faz um mapa conceitual (com os pontos mais importantes) do assunto e, com base nele, desenvolve a estrutura do texto.
"Além de escrever muito, procuro ler de tudo, por necessidade e por gosto também", acrescentou a jovem, que mora em Moita Bonita, pequeno município de pouco mais de 11 mil habitantes, distante 64km de Aracaju (SE).
O tema da redação do Enem 2014 – "Publicidade infantil em questão no Brasil" – não era o esperado, segundo a estudante. De qualquer forma, ela acredita que a técnica adotada e o treino durante os dois anos de preparação ajudou.
Diante de seu desempenho, a jovem acredita que terá chances reais de conquistar uma vaga no curso de medicina da UFS (Universidade Federal de Sergipe). "Eu sabia que a redação me colocaria na universidade ou tiraria a minha oportunidade de entrar, por isso, me dediquei ao máximo", ressaltou.
Este ano a estudante já conquistou uma vaga em uma universidade particular em Sergipe e com o Enem de 2013 conseguiu ser aprovada em três universidades nos Estados do Paraná, Paraíba e Bahia. Segundo Lorena, a distância e os gastos para morar fora de sua cidade a impossibilitaram de fazer os cursos.

 E sem dedicação e estudo não conseguiremos ir muito longe, e são os esforços de hoje, que determinarão suas vitórias no final,
''Se dedique, dê o máximo de atenção, são poucas horas que vão mudar seu futuro”, 
                                                     

                                                        Até a próxima !  


 That's all Folks !
                     

                                                                  Alunos:Isabela Oliveira 3°D , Vinicius Maroz 3°D e João Lucas 3°D.

Fonte: Guia do estudante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário