terça-feira, 18 de novembro de 2014

Cotas Raciais - Argumentos favoraveis




       A UNB diz que o sistema de cotas para negros se justifica diante da constatação de que a universidade brasileira abriga em sua maioria esmagadora pessoas de cor branca, de modo a valorizar apenas o pensamento de um segmento étnico na construção das soluções para os problemas atuais de nossa sociedade. O negro não tem oportunidades comuns às do branco e isso faz com que ele não tenha acesso à boa educação, ocupando, em sua maioria, posições subalternas, sem a chance de ter um cargo de prestígio social.
       O Brasil abriga a segunda maior nação negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. Na Universidade de Brasília os negros correspondem a apenas 2% dos alunos, enquanto sua participação na população brasileira é de 45%.
       As cotas raciais, dentro de cotas sociais (para garantir que negros ricos não sejam privilegiados pela cor), fazem parte importantíssima das mais impactantes políticas de garantia de acesso às oportunidades. É claro, isso não é suficiente. É preciso que existam cotas sociais. Quem é pobre, seja branco ou preto, não o é porque escolheu, mas porque nasceu e vive em condição de pobreza. Se a população pobre não tem acesso à oportunidades de emprego, vagas em universidades, bom sistema de saúde, habitação, etc, essa massa não sairá da pobreza por milagre. Se um dia o Estado favoreceu (e continua favorecendo) as elites, é preciso que dê atenção especial, senão majoritária, à população pobre, e um fato inquestionável é que a absoluta maioria da população mais miserável desse país é negra. As cotas devem ser reduzidas progressivamente conforme o imenso abismo da desigualdade social e racial for desaparecendo, até que essa população possa depender, sim, majoritariamente de seu próprio esforço. O ideal é que cotas não fossem necessárias, que todos pudéssemos ter acesso de igual para igual, mas essa, infelizmente, não é nossa realidade, não vivemos no mundo de Nárnia, onde leão fala, onde menino vira dragão e onde quem quer, consegue.


                   

                                           Alunas: Isabela Zanon e Maria Carolina      
                                           Turma: 2º A 

Fonte: https://medium.com/@robin_batista/sou-a-favor-das-cotas-raciais-e-digo-os-motivos-15db9e991cbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário