quinta-feira, 27 de março de 2014

Questão n° 6 da página 42 - Povos da Mesopotâmia


Período Povo Características
8500 a.C. Sumérios Habitavam a região do extremo sul, praticavam a agricultura, tinham vida urbana e atividades administrativas com funcionários públicos. Criaram a escrita cuneiforme. Atribui-se aos sumérios a invenção do calendário formado por meses lunares de 28 dias, o mais antigo sistema numérico da História, o vidro e a roda.
2350 a 2100 a.C. Império Mesopotâmico No III millênio a.C., o rei Sargão unificou diversas cidades do centro e do sul, formando o Primeiro Império Mesopotâmico. Por volta de 2100 a.C., enfraquecido por lutas internas, esse império foi destruído por povos inimigos.
1800 a 1600 a.C. Primeiro Império Babilônico A cidade da Babilônia, habitada pelos amoritas tornou-se o centro do Primeiro Império Babilônico, sob a liderança do rei Hamurabi (1792-1750 a.C.). Hamurabi nomeou governadores, unificou a língua e a religião e elaborou um dos primeiros conjuntos de leis escritas, o Código de Hamurabi
1600 a 1200 a.C. Hititas Domínio territorial e político dos hititas (originadas da Anatólia, atual Turquia). Ele implantou o uso do ferro no fabrico de armas e desenvolveram carros de guerra com rodas de aro.
1200 a 612 a.C. Império Assírio Originários do norte da Mesopotâmia, os assírios dominaram os hititas e constituíram um novo império. Foram o primeiro povo a organizar um exército disciplinado.
612 a 539 a.C. Segundo Império Babilônico Os babilônios destruíram a capital assíria, Nínive, e criaram o Segundo Império Babilônico. O rei Nabucodonosor (602-562 a.C.) expandiu as fronteiras do império e conquistou Jerusalém.
539 a.C. Persas O Segundo Império Babilônico chegou ao fim quando a região foi conquistada pelos persas.



Digitado por: Natalia Sayuri Yara Yamashita
Livro História em Movimento, vol. 1 (Gislaine e Reinaldo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário