sexta-feira, 14 de março de 2014

PARA LER E REFLETIR

Desigualdade e violência no Brasil

Publicado por às 13/02/2014 em Atualidades | 17 Comentários
Recentemente o jornal A Folha de São Paulo publicou um artigo acompanhado deste gráfico.
piramide $
O primeiro dado que salta aos olhos é o tamanho da desigualdade no nosso país, que tem desde razões históricas muito arraigadas até razões mais recentes. As explicações são muitas, mas os números são impressionantes e explicam (ou ajudam a entender) muitos dos nossos problemas e, em especial, nossa violência.
Segundo dados que consegui através da grande mídia, somos o 4o país mais desigual da América Latina e o 12o mais desigual do mundo. realidade da nossa classe média/média alta simplesmente não é a realidade do resto do país. Mas, quando se vive nos mesmos ambientes “selecionados”, perde-se a visão do todo. Toma-se a própria realidade como universal.A inda sobre o gráfico: pobreza não gera violência, desigualdade social sim. Este ponto é essencial.
Extremos:
- Marrocos, um país que fica situado em torno da 140a posição no IDH (com pequenas variações a cada levantamento). Um índice aparentemente terrível (e é mesmo), mas não há assaltos, violência urbana de origem econômica e nada assim. Digo isso (eu, Daniel) por experiência própria. Ao todo, já passei algo como 50 dias no país, conversei com as pessoas (nativos, turistas e estrangeiros residentes) e observei muito. Andei com minha câmera nas ruas das pequenas e grandes cidades de madrugada e, nessas caminhadas, vi mães com carrinhos de bebê e senhoras de idade. Para mim, é um termômetro da segurança. Não notei qualquer atitude ameaçadora vindo de qualquer pessoa, mesmo eu sendo claramente um turista estrangeiro (algo perigosos de ser no Brasil). Vale notar que o IDH não mede necessariamente a desigualdade (esse seria o índice Gini), mas aqui o ponto é: um país em tal posição no IDH é necessariamente pobre. Ainda assim, não é violento. Existem casos de violência, claro, mas são casos pontuais ou individuais, não é a violência espalhada na sociedade como a que se vê no Brasil.
- Holanda, país que também conheço (e que dispensa comentários sobre segurança): rico e com a riqueza bem distribuída, o salário mínimo é no máximo 4 ou 5 vezes menor do que a média das rendas mais altas (excetuando os milionários que são mesmo exceção em qualquer lugar). Casos de violência no sentido social mais amplo são quase desconhecidos.
A desigualdade é um dos grandes obstáculos que o Brasil tem que superar e, para tanto, é preciso ter clareza sobre suas dimensões. É preciso também ter honestidade intelectual para evitar partidarizar o fato, seria hipocrisia ou mesmo má fé atribuir um quadro estrutural e histórico a apenas esse ou aquele governo, esse ou aquele partido. Somos um país desigual desde antes de sermos propriamente um país. Sem perder de foco as questões imediatas, é fundamental também não perder a perspectiva histórica.
O resto é estatística: os países igualitários são menos violentos, simples assim. Se não for atacada a questão da desigualdade, as soluções policiais emergenciais nunca conseguirão sanar a doença, conseguirão no máximo, de forma efêmera, atacar os sintomas.
Por fim, proponho um exercício que, creio, você leitor já fez sem querer. Se não fez, faça: que lugar você/sua família ocupa na pirâmide? É fundamental, em especial aos oriundos das camadas mais ricas, ter essa visão. E pode ser também um choque.

Post. Profaª Zilda
Fonte: http://historiaonline.com.br/2014/02/13/desigualdade-e-violencia-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário