terça-feira, 18 de março de 2014

PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES


Os Hebreus (Palestina)
  • A história dos hebreus é narrada na bíblia.
  • São os únicos povos monoteísta da história
  • As principais religiões Monoteísta da História são as:
    1° Judaísmo
    2° Cristianismo
3° Islamismo
  • Hebreus: história de migrações, lutas, fugas, cativeiro. O que é mais admirável nos HEBREUS é a preservação insistente da sua cultura. Pois por mais que houveram dificuldades conseguiram preservar e manter a sua cultura no máximo.
  • Viviam em Ur. Conduzidos por Abraão vão a Palestina (Canaã) também conhecida como a Terra Prometida. Chegaram lá por volta de 2000 a.C.
  • Chegando na Palestina dividiram-se em 12 tribos (12 filhos)
    12 Tribos de Israel
  • Manassés
  • Naftali
  • Zebulom
  • Isaacar
  • Efrain
  • Benjamin
  • Simeão
  • Aser
  • Gade
  • Ruben
  • JUDÁ

Tiveram que lutar com os cananeus e filisteus povos que ocupavam a região.
Quase dois séculos de lutas.

JUÍZES: Líderes militares
REIS: 1° Rei – Saul da da tribo de Benjamin. Não teve sucesso contra os inimigos.
2° Rei – Davi XI a.C. Venceu os inimigos, tornou a nação forte. Tinham um exército brilhante. Jerusalém se tornou a capital. Expandiu os domínios territoriais.
3° Rei – Salomão. Conhecido pela sua sabedoria.


Aluna: Nathália Ramos Ramalho


Civilizações Antigas
China Imperial
A civilização chinesa é uma das maiores civilizações antigas que ainda existem na atualidade. Sua história está registrada em documentos que datam do século XVI A.C. Mas a população chinesa já vive naquela área há muito tempo. Estudos apontam que os primeiros hominídeos que habitaram a área da China viveram entre 250 mil a 2,24 milhões de anos atrás. A agricultura foi desenvolvendo-se nos vales próximos ao Rio Amarelo, mas foi somente no ano 221 a.C. que houve uma unificação entre os reinos, o que viria a ser a China que conhecemos atualmente. Após essa unificação, começou-se a surgir às dinastias. A primeira dinastia, Xia, era considerada mítica até que arqueólogos encontraram os primeiros sítios da Cultura Erlitou, da Idade do Bronze, na província de Henan, em 1959.
Após a dinastia Xia, surgiu à dinastia Shang, essa sendo a primeira a ter registros históricos, marcados em inscrições divinatórias em ossos ou carapaças de animais. Sua principal capital era a cidade de Zhengzhou. A dinastia Shang durou do século XVII ao XI a.C, até que foi invadida ao oeste pela dinastia Zhou, que governou pelos séculos XII a V a.c. A dinastia Zhou caiu, devido aos diversos conflitos internos, e no fim a autoridade acabou sendo corroída pelos poderes feudais.Mas foi somente durante a dinastia Qin, que a China foi totalmente unificada, com a seleção de uma língua e de uma moeda nacional forçada por Qin Shi Huang, que se auto intitulava “o Primeiro Imperador”. A dinastia Qin caiu após quinze anos, com a morte do imperador, sendo seguida pela dinastia Han. Essa dinastia criou uma forte identidade cultural para os chineses, coisa que perdura até hoje. Durante a dinastia Han, o império expandiu-se consideravelmente, e também foi durante essa dinastia que foi criada a Rota da Seda, que viria a tornar a China a maior economia do mundo durante aquele tempo. Porém, instabilidades políticas causaram uma rixa entre governantes, gerando o período de separação conhecido como Período dos Três Reinos, que só veio a acabar com a reunificação do país na dinastia Sui. E então vieram as dinastias Tang e Song, que ficaram conhecidas por trazer mais uma época de ouro para os chineses, pois nelas houve um enorme avanço cultural e tecnológico.
Em 1271, o líder mongol Kublai Khan estabeleceu a dinastia Yuan, com uma invasão mongol no império. Em 1368 um camponês derrubou a dinastia Yuan, estabelecendo a dinastia Ming, criando mais uma época de ouro para a China, onde ela se tornou uma das maiores forças marítimas do mundo, e também nessa dinastia Pequim ficou sendo capital da China. Já em 1644, Pequim foi invadida por uma coalisão de forças rebeldes camponesas, e após o suicídio do último imperador Ming, surgiu à dinastia Qing. Durante a dinastia Qing, a China acabou sofrendo muito com o imperialismo ocidental, e também em conflitos com o Japão, na Guerra Sino Japonesa, e após todos esses conflitos, no século XX, uma grande desordem das massas sociais forçaram o último imperador a abdicar de seu trono, finalizando assim dois mil anos de controle imperial e instaurando uma república.

Texto: Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário