segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Questões sobre Mineiração



   
    1- A história da mineração do Brasil como atividade socioeconômica, começa no século XVII com as expedições chamadas entradas e bandeiras que vasculhas o interior do território em busca de metais valiosos(ouro,prata,cobre) e pedras preciosas (diamantes e esmeraldas) já no inicio do século XVII entre 1709 e 1720 estas foram achadas no interior da capitania de São Paulo (planalto central, montanhas alterosas) nas áreas que depois foram desmembradas, como Minas Gerais,Goiás e Mato Grosso.
O que a descoberta do ouro provocou?

2- Desde o final do século XVI na capitânia de São Vicente, o Brasil já tinha conhecido uma escassa exploração mineral do chamado ouro de lavagem, que em razão da baixa rentabilidade, foi rapidamente abandonada.Somente no século XVIII é que a mineração realmente passou a dominar o cenário brasileiro, intensificando a vida urbana da colônia, além de ter promovido uma sociedade menos aristocrática em relação ao período anterior, representado pelo ruralismo açucareiro.
De acordo com o texto a mineração do Brasil, foi marcada pelo o que? E em qual época?

3- Com o objetivo de regularizar a extração do ouro, fiscalizar as atividades e garantir o recolhimento do imposto real, a coroa portuguesa promulgou o Regimento para as Minas Gerais.
O que esse Regimento estabelecia?

4- O rei de Portugal instituiu um imposto que correspondia à quinta parte do que fosse extraído das terras brasileiras.
Como que se fazia para garantir o recolhimento desse dinheiro?

5- Enquanto se explorou o ouro de aluvião, o trabalho foi realizado pelas faiscações, unidade de pequeno porte que utilizavam técnicas rudimentares. Essa atividade era itinerante, pois se ocupava apenas do ouro que se encontrava na superfície do solo.
O que veio a acontecer quando esse tipo de ouro começou a escassear?

Fonte: Livro Didático adotado no Colégio Historia - Uma Abordagem Integrada (Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparecido Baez Ojeda, Luciano Delfini)
Texto: Luísa Baggio e Natalia Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário