segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O drama após-abolição


Em frente a uma multidão de aproximadamente 10.000 pessoas, ovacionada por uma chuva de rosas jogadas pelas senhoras. Eram 15 para as três quando a princesa Izabel a assinou a lei 3353. Com uma pena de ouro, sancionou a lei ÀUREA. “É posto fim a escravidão”, povo explodiu em alegria, festaram por vários dias mais ou menos três dias e três noites, com tambores e batuques, e rituais da cultura negra.

Mas como tudo que é bom dura pouco, passada a comemoração, o senhor do engenho mandou em bora, uma a um. Se a situação não era das melhores nas condições de escravo.

Como ficou após a assinatura da lei Áurea?
Os ex-escravos foram mandados em bora.
Eles partiram dali sem. Terra, comida, sem dinheiro, vestidos apenas com suas velhas roupas de algodão grosso.

Começaram sua liberdade sem uma solida base.
COMO IRIAM COMER?
ONDE IRIAM DORMIR?
QUE IRIAM FAZER?

Houve poucas- e quase sempre mal sucedidas- tentativas de estabelecer oportunidade para os ex- escravos. a sociedade branca não queria perder seus privilégios e tratou de reforças todos os privilégios e de distanciarem dos negros na divisão do trabalho para o negro sobrou os trabalhos “pesados” na agricultura sobram para eles viver da agricultura de subsistência, extrativismo, pesca. Na cidade não mudou muito. Eles ainda tinham que vender as frutas ou doces carregando pesados tabuleiros. As exceções estavam-nos que tinham aprendido um oficio com barbeiro, ferreiro.

Houve uma contradição os escravos e diziam que deveriam receber uma indenização pelos anos de trabalho forçado, já os ex-donos de escravos e que diziam que deveriam receber uma indenização pelos escravos que perderam. Alegavam que foram prejudicados pela lei áurea. -mas isso também não aconteceu.

A lei na pratica apenas significou o fim do sistema mercantil. Já que o regime escravocrata estava enfraquecido desde o século 19.

Cerca de 10 milhões de negros foram capturados em diversas regiões da áfrica para serem vendidos desse total 4 milhões foram trazidos para Brasil. Nagôs, Jejes. Angolas. Benguelas. Fora umas das principais etnias obrigadas a viver aqui.

         O papel dos escravos perante a lei áurea:
Geralmente quando se fala no fim da escravidão a uma associação direta com a princesa Izabel e lei áurea, ignorando outros aspectos que atuaram nessa historia: o papel dos próprios escravos nos processos que levaram a assinatura da lei áurea usava de vários artifícios para chamar a atenção como: as crescentes fugas,as dificuldades do dos senhores de engenho em mante-los cativos. nesse sentido principalmente por meio de fugas e da formação de quilombos, os escravos também tem seu papel na assinatura da lei áurea”

Fonte: curso preparatório do ENEN e guia do estudante 2011 pag 38. 
Texto adaptado: kassio Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário