segunda-feira, 17 de outubro de 2011

As Consequências das Cruzadas.




Quando retomamos as motivações das Cruzadas, observamos que esse movimento de ordem religiosa e militar apareceu na Europa co intuito de resolver uma serie de entraves que tomavam a Europa Medieval. Por outro lado, os cruzadistas tinham o interesse de expulsar os muçulmanos da Terra Santa. Por outro, tinham visível interesse de buscar novas terras que pudessem atender a crescente demanda econômica da população européia.
Em um primeiro momento, a conquista de terras e o controle da cidade de Jerusalém forma alcançados pelas tropas cristãs. Entretanto, o êxito teve pouca duração mediante as sucessivas vitórias que recolocaram a Terra Santa sob administração muçulmana e as reconquistas dos domínios orientais tomados pelos cristãos. Por fim, os reinos latinos, estabelecidos nas primeiras cruzadas, foram reduzidos a algumas porções da Palestina e da Síria.
As rotas comercias permitam o desenvolvimento das cidades ocidentais e a aproximação dos saberes das civilizações européia, muçulmana e bizantina. A busca pelo lucro, o aprimoramento da tecnologia marítima e o racionalismo econômico manifestavam que os antigos ditames feudais não permaneceriam intocados. Do ponto de vista econômicos, a antiga feição agrárias da Europa ganhava  outros contornos.
Ao mesmo tempo em que houve o contato entre as culturas, não podemos esquecer que a intolerância religiosa também foi outro importante signo deixado pelas Cruzadas. Do ponto de vista histórico, a perseguição aos judeus e aos muçulmanos se fortaleceu com essas situações de conflito. Não por acaso, podemos notar que os reinos ibéricos, por exemplo, empreenderam um forte campanha contra indivíduos não cristãos na passagem da Idade Media para a Idade Moderna.
As Cruzadas demonstram que consequências das ações  humanas nem sempre se concretizam conforme seus anseios e expectativas. Contudo, foi essa mesma imprevisibilidade que nos indicou a constituição de novos rumos que romperam o ordenamento feudal. De fato, é praticamente impossível nação pensar na contribuição profunda deste evento histórico para que a Europa Moderna ensaiasse os seus primeiros.

Texto: Crislayne
Fonte: http://www.brasilescola.com/historia/cruzada-movimentos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário