segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Guerra Fria II


Você sabe o que foi a famosa Guerra Fria?

            Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre Estados Unidos e União Soviética durante o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Resumidamente foi um conflito entre essas duas grandes potências, de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica.
            Uma parte dos historiadores defende que este conflito foi entre o capitalismo e o socialismo, porém havia muita coisa envolvida neste conflito, além disso, os estados socialistas se dividiram e a China comunista se tornou aliada dos EUA.
            A Guerra é chamada de "fria" porque não houve uma guerra direta, ou seja, usando armas, "quente" entre as duas potências.
            O objetivo central na primeira parte da guerra era a corrida para armas nucleares.
Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante este período. Se um governo socialista fosse implantado em um país de terceiro mundo, o governo americano entendia como uma ameaça a sua hegemonia, se um movimento popular combatesse um governo aliado a soviético, logo poderia ser visto com simpatia pelos EUA e receber apoio.

Texto: Regiana Pleis
Fonte: Wikipédia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário