sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O homem realmente foi à lua?

No ultimo dia 20 de julho foram os 42 anos da ida do homem a Lua. Mas o homem realmente foi a Lua, ou isso não passa de uma fraude?

Vamos aqui nos atentar aos argumentos, mostraremos o que foi divulgado pela mídia e provas que contestam a SUPOSTA viagem à Lua.

Fraude 1: Em alguns vídeos mostram a bandeira da America tremulando em solo lunar, isso não seria possível em um ambiente sem atmosfera, como a lua.

A verdade: Se você observar a foto ao lado, a bandeira possui uma haste vertical e uma horizontal, no momento em que o astronauta está “fincando” a bandeira no solo ela realmente tremula, mas isso devido ao movimento que o astronauta faz na haste, quando ele para de mexer na haste, a bandeira continua mexendo por um tempo esse tempo seria menor aqui na terra devido o atrito do ar) e depois para, isso porque em um ambiente sem atmosfera não possui atrito, então a energia do movimento inicial demora a se dissipar. Quando a bandeira para de tremular, ela não se move novamente. Se houvesse vento no estúdio veríamos poeira e a bandeira tremulando sem o astronauta ter a ter movimentado.

Fraude 2: Na lua existe uma variação de temperatura muito grande, aproximadamente 120 ºC na sombra e 150º C fora dela. Nem um filme para maquinas fotográficas possui uma resistência a variação de temperatura tão grande quanto essa.

A verdade: Como não há atmosfera na lua, não há propagação de calor por condução, somente por radiação. Com isso, os efeitos térmicos podem ser facilmente minimizados por um material reflexivo como é feito com a viseira do capacete e a roupa do astronauta.

Fraude 3: No vídeo da NASA não se ver fogo saindo do modulo lunar quando este está abandonado a Lua.

A verdade: O fogo só é possível quando há oxigênio, o que não é o caso da Lua.
Questionamento 1: As marcas das pegadas dos astronautas quando estão caminhando só são possíveis em solo úmido, pois elas estão muito bem definidas. Na Lua não tem umidade, então as pegadas deverias parecer como quando se pisa na areia seca da praia.

A verdade: Isso é bem interessante! No nosso planeta, os grãos de areia têm forma uniforme, arredonda então uma pegada não é bem definida se não houver umidade porque os grãos de areia não conseguem se manter unidos. Os graus de areia lunar (chamado de Regolito) têm forma irregular, essa forma irregular é um mecanismo de união entre os grãos, isso pode ter feito com que a forma das pegadas tenham se mantido.

Questionamento 2 : Entre 1969 e 1972 a NASA enviou 12 homens a lua em 6 missões, Apollo 11, 12, 14, 15, 16, 17. Por que o homem nunca mais voltou a Lua depois desse período?

A verdade: Durante esse período, os EUA e a URSS estava em guerra fria e em uma corrida armamentista e espacial. Após a URSS mandar o primeiro homem ao espaço os EUA tiveram que correr para não ficar atrás do seu inimigo e provar sua superioridade. Uma missão até a Lua necessita-se de muito dinheiro, o que ambos estavam dispostos a gastar. Mas quando a guerra fria acabou e a URSS admitiu a soberania americana não havia mais motivação para tantos gastos.
Hoje é possível estudar vários astros aqui da terra, através do estudo da luz emitida ou refletida pelo astro que se deseja estudar ou através de sondas, o que é muito mais barato e seguro do que enviar um homem até o local.



Texto: Aline Vicentini 

Nenhum comentário:

Postar um comentário