sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quatro séculos de abusos


A escravidão vitimou milhões de índios e negros e só terminou por pressão social. A escravidão começou com a atividade açucareira, atravessou todo período colonial e foi extinto em 1888, já no fim do império. Durante esse período eram os escravos que realizavam a coleta, a pesca, o serviço doméstico e a agricultura. “Os escravos eram os pés e as mãos dos senhores de engenho.” (padre jesuíta Andre João Antonil)

Os indígenas foram os primeiros a serem usados como escravos, para extração do pau Brasil.com a introdução da cana-de-açúcar da cana de açúcar os índios foram trocados pelos negros, principalmente por razões econômicas. Enquanto o aprisionamento, indígena era uma  atividade que não rendia muito para os portugueses, a captura e o comercio intercontinental de africanos davam bons lucros aos mercadores lusitanos.
Os navios negreiros eram chamados de tumbeiros, os negros eram trazidos nos porões, a sujeira, os maus tratos e a má alimentação matavam a metade dos negros.
No decorrer do escravismo, os castigos físicos como a palmatória e os açoites, faziam parte da estratégia parta manter os negros submissos ao sistema. A violência permeava as relações entre senhores e escravos, desde a implantação do sistema escravocrata, no século 16 até o século 19 época do desenvolvimento da economia cafeeira, o que coincide com as ações inglesas que tinham por finalidades coibir o trafico negreiro A partir de 1830, o desenvolvimento da economia cafeeira demandou o aumento da mão de obra, enquanto a Inglaterra buscava aumentar os mercados consumidores em razão da expansão do capitalismo industrial. A expectativa era que o escravo liberto se transformasse em trabalhador assalariado e em consequência, consumidor de produtos ingleses. 
Em 1831, o governo brasileiro declarou o trafico ilegal no território nacional, mas o comercio persistiu. Em 1845, os ingleses aprovavam uma a Bill Aberdeeen, lei que dava á marinha inglesa o direito de aprisionar tumbeiros no atlântico. Em 1850 o Brasil promulgou a lei Euzébio de queiros, que proibiam a entrada de escravos no país. Os fazendeiros e os governo imperial começou a incentivar a vinda de imigrantes europeus. O trabalho assalariado tornou se mais comum. Devido á pressão o governo promulgou uma serie de leis que combatiam a escravidão aos poucos. Algumas delas foram: lei do ventre livre, que libertava os filhos de escravos nascidos ate então. A lei do sexagenário, alforriando nos escravos que tinham mais de 65 anos.
Quando foi assinada a lei áurea em a transição da mão de obra escrava para a assalariada já era uma realidade. O gesto da princesa Isabel foi praticamente simbólico no nordeste a lei foi recebida com resistência, tornando-se mais um fator de desgaste do imperador dom Pedro II, o que levou a proclamação da republica.     


Nenhum comentário:

Postar um comentário