quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Revolução Russa 1917

Algumas questões foram necessárias para o inicio da revolução, 80% da população era camponesa e trabalhavam em condições precárias sobe um regime semi feudal, sendo mal remunerados e tendo de trabalhar 12 horas ou mais.
Uma politica czarista dominava toda a Rússia, enquanto a Europa ja estava na segunda revolução industrial a Russa ainda era Feudal.

Alunos: Ana Luisa Rosa
                Thiago Ramos

Censura e início da era Vargas -Parte 2-

 As tropas paulistas eram formadas pelos soldados da polícia estadual, além de um grande contingente de voluntários. Muitas indústrias do estado contribuíram com a fabricação de material de guerra, como granadas, máscaras, lança-chamas e capacetes. Diversas mulheres também participaram do movimento, na maior parte das vezes atendendo feridos e preparando material bélico.
 As tropas rebeldes acreditavam ter o apoio prometido pelos outros estados só não ficaram isoladas pois forças do Mato Grosso lutaram com elas contra o governo federal. Após 3 meses se enfrentando, os combatentes paulistas acabaram derrotados pelas tropas federais, mais numerosas e mais bem equipadas.
 O governo federal no entanto procurou evitar indispor-se novamente com a elite de um estado que, embora derrotado militarmente, tinha grande poder socioeconômico. Assim, em novembro de 1933, instalou a Assembleia Nacional Constituinte, principal reivindicação formal do movimento de 1932.
 Em 1934 foi feita uma nova constituição (algumas mudanças já estavam em vigor muito antes) as principais mudanças foram:
*Voto secreto;

*Voto feminino;

*Justiça Eleitoral;

*Direitos trabalhistas-Direitos fundamentais  teriam de ser garantidos pelos empregadores, como salário mínimo, jornada de trabalho não superior a oito horas diárias,férias anuais remuneradas e indenização na demissão sem justa causa, entre outras medidas. Também foi proibido uma pessoa menor de 14 anos trabalhar;

*Nacionalismo econômico-As riquezas naturais do país, como jazidas minerais e quedas d'água capazes de gerar energia, ficaram sob proteção do Estado brasileiro.

 A constituição de 1934 também estabelecia que, após sua promulgação, o próximo presidente da República seria eleito de forma indireta pelos próprios membros da Assembleia Constituinte.
 Getúlio Vargas foi vitorioso: recebeu 175 votos, enquanto o segundo colocado, Borges de Medeiros, ficou com 59 votos. Vargas iniciou seu mandato constitucional em 20 de julho de 1934.

 O governo de Vargas declarou que a Aliança Nacional Libertadora ilegal em junho de 1935 e ordenou a prisão de seus líderes, sob a alegação de que tinham a intenção de promover um golpe de Estado no país.

Texto produzido por Mario Henrique Reghini
 

Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918

É importante saber o contexto histórico e causas:
Imperialismo - Dominação de imperios europeus em busca de territórios e recursos.
Nacionalismo - Os interesses da nação acima dos interesses particulares.
Paz Armada - Militarismo, os países compravam material bélico e estocavam.
Politica de Alianças - Os países europeus se faziam aliados a fim de vencer uma possível guerra. Tríplice Entente: Reino Unido, a França e o Império Russo. Tríplice Aliança: Império Alemão, o Império Áustro-Húngaro e o Reino da Italia.
O estopim para o inicio da guerra foi o assassinato do herdeiro do imperio Áustro-Húngaro.
A primeira guerra mundial teve 3 fases:
Guerra de movimento - Onde o exercito se posicionava e avançava os territorios.
Guerra de Trincheiras - Foi onde os soldados ficavam presos em trincheiras, onde em precárias condições eles viviam e devido a isso, morriam.
Saída da Rússia -  A Rússia sai da guerra pois passava por uma crise interna, a Alemanha afunda navios do Reino Unido com suprimentos dos Estados Unidos, devido a isso os Estados Unidos entra na guerra e define o fim. 
No fim da guerra, houve um acordo chamado Tratado de Versalhes onde a Alemanha teve de pagar indenizações aos países vencedores, isso trouxe o fim da guerra.


Alunos: Ana Luisa Rosa
                Thiago Ramos
 

sábado, 3 de dezembro de 2016

O fim da União Soviética e do socialismo no Leste Europeu

A fragmentação da União Soviética fez surgirem novas nações e pôs fim à Guerra Fria.



  Uma grande potência industrial

A União Soviética crescendo extraordinariamente desenvolvendo conhecimento técnico e científico ficava em rivalidade com os Estados Unidos  e qualificando uma imensa mão de obra.
  Os Estados Unidos tendo escolha em ou investir na população ou em armamentos
para a corrida armamentista e a corrida espacial escolheu investir em seus armamentos ao envés do povo o povo teve que enrfentar A baixa produção de ali-
mentos e de bens como eletrodomésticos,roupas, e calçados obrigava a população
a enfrentar  longas filas para adquirir produtos básicos.


  A crise que levou ás reformas



Resumo feito pelo Aluno BRUNO  APARECIDO FERREIRA
PESQUISADO NO LIVRO PROJETO A RÁRIBÁ

O Fim da União Sovietica e do socialismo no Leste Europeu

A fragmentação da União Soviética fez surgirem novas nações e pós fim a Guerra Fria

               Uma Grande Potencial Industrial


O Crescimento econômico da União Sovietica após a Segunda Guerra mundial foi extraordinário.Os Soviéticos construíram uma enorme industria de base,desenvolveram um conhecimento técnico e cientifico que rivalizava com o dos Estados Unidos e qualificaram uma imensa mão de obra.
  A produção agricola e de bens de consumo, no entanto, não acompanhou o crescimento industrial.

                A Crise Que levou ás Reformas
A Partir Da Década de 1970, a economia do país começou a mostrar sinais de empobrecimento generalizado.A baixa produtividade no campo obrigou o governo a importar alimentos e a criar subsídios para baratear preços dos Cereais.Além disso,a produção bélica consumia a maior parte dos Recursos do Estado,deixando outros ramos industriais em segundo plano.
  As Condições de vida se deterioram tanto que a expectativa de Vida Caiu de 66 para 62anos, e a Mortalidade infantil aumentou.

                 As Reformas de Gorbachev   

Em 1985,o secretario geral do partido comunista Mikhail Gorbachev iniciou um ousado programa de reformas econômicas e politicas conhecidas como Perestroika (reestruturação da economia) e glasnost (Transparência  Politica).

                  O Fim da União Soviética 

Em Agosto de 1991,membros ultraconservadores do alto escalão do partido Comunista tentaram Dar Um Golpe De Estado para depor Gorbachev. Sob a liderança do então presidente da federação Russa, Boris Yeltison no Homen mais Forte do país.
  No entanto,a crise politica e econômica se agravou e os movimentos nacionalista se intensificaram.


Texto Resumido Pelo Aluno: Luiz Felipe S Cestari

Pesquisado no Livro De Historia: Projeto Araribá 

Crise capitalista e regimes totalitarios

Crise de 1929 - Grande depressão
fim da primeira guerrra -europa- arrasada
                                                                - individada
                                                                -  ascensão do Eua
   Economia-Expansão
    -Abastecer mercado europeu
-Belle Epogue- otimismo
-circulo Vituoso
- Emprego                                                             Cap. 3
                                                                                  Regimes totalitários
                -Salário
                 - Consumo                                                  Crise 1929 Depressão 1933

                 - Produção
Investimento - mercado de ações
bolsa de valores                                                                                                      
 A
Partir meados década 1920
- Economia Europeia recompoem
- Passa a comprar menos Eua
-Retração do mercado
24\10\1929 -Quebra da bolsa de valores deNova iorque
-Falẽncias \ do desemprego \miséria
círculo vicioso- Sem  emprego
                           Sem salário
                           Não compra
                           Não produz
 NealDeal- Rooservelt- 1933
Medidas para sair da Crise
-salário desemprego
 - Empréstimos               Governo
                                              Intervém p \ Reconstruir a Economia
 - frentes de trabalho
-falgmentos de preços

Aluno: Breno Arnon aguilhera   n º 6 - série  3º C

REVISAO SOBRE A REVOLUÇAO RUSSA

Antecedentes: declínio e queda  do Império Russo
o contexto histórico russo do inicio do século XX, que gerou um clima favoravel a ocorrência da revolução.
situação politica:
governo dos czares - O czar governava com um poder absoluto, favorecendo a nobreza rural, formavam uma base de apoio político da monarquia absolutista russa.
Situação social: 
sociedade rural - No inicio do século XX, a economia do Império Russo era totalmente rural, com predomínio na produção de trigo. A maioria da população em cerca de mais de 80% morava no campo e era composta por camponeses pobres, que viveram até 1861 sob o regime de servidão. Contudo, mesmo depois da abolição jurídica da servidão a vida dos camponeses não melhorou. 
industrialização tardia - A industrialização do Império Russo teve inicio no governo de Czar Nicolau II. Ofereceu vários incentivos para a entrada de capitais estrangeiros no país, tendo principalmente da França, Alemanha e Bélgica. Formou uma classe operaria de aproximadamente 3 milhões de pessoas, recebiam um salário extremamente miserável eram sujeitos a uma carga extrema de 12 horas diárias de trabalho. Dentro dessas condições, vários grupos de trabalhadores russos reagiram e construíram projetos políticos. resultando em criações de entidades operarias, inspiradas em ideias socialistas e revolucionarias - Sovietes. 

Texto feito pelo aluno Raul Cruz no 3º ano do Ensino Médio. 

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

REVISÃO SOBRE REVOLUÇÃO RUSSA


Bolcheviques: partido político formado por camponeses operários e comerciantes. Pretendiam fazer a Revolução Russa a partir da luta armada.
Bolcheviques (majoritário) - defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança dos operários e camponeses. Tinham com líder Lenin e apoiavam-se nos sovietes.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.

Mencheviques: partido político formado pela nobreza e burguesia. Pretendiam fazer a Revolução Russa pacificamente através de novas leis.
Mencheviques (minoritários) - marxistas ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o czarismo, liderada pela Duma, pleiteando transformações progressivas na sociedade. Entre seus principais líderes destacaram-se Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov.
Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

ALUNA:GABRIELE DE ALMEIDA CARDOSO 3°D

Censura e ínicio da Era Vargas -Parte 1-

 Para falarmos sobre a censura da Era Vargas primeiro precisamos ver sobre o que aconteceu durante as eleições até chegarmos a censura.
 Nas eleições de 1930 em que Júlio Prestes saiu vitorioso das eleições presidenciais, realizadas em dia 1 de março. Seu principal adversário, o candidato da AL, Getúlio Vargas, fora derrotado.
 No entanto, os líderes da AL recusaram-se a aceitar esse resultado,afirmando que a vitória de Júlio não passava de fraude.
 O clima de revolta após as eleições presidenciais de 1930 foi aumentando em várias regiões do país. Atribui-se ao governador mineiro Antônio Carlos uma frase que simboliza a tensão existente na época: Façamos a revolução, antes que o povo faça.
 Essas palavras demonstram que as elites da Aliança liberal, preocupadas com as insatisfações populares, tinham consciência de que era preciso agir rapidamente para assumir o comando do processo político. Caso contrário, outros fariam. A revolta ganhou mais intensidade quando João Pessoa, candidato a vice-presidente pela AL, foi assassinado por motivos pessoais e políticos, em 26 de julho de 1930. Esse episódio levou à união e á organização das oposições contra o gorverno.
 Reconhecendo o avanço da guerra civil, militares do Rio de Janeiro, liderados pelos generais Mena Barreto e Tasso Fragoso, aliaram-se aos revoltosos e depuseram o presidente Washington Luís, no dia 24 de outubro, poucas semanas antes de seu fim de mandato.
 No dia 3 de novembro de 1930, no Palácio do Catete, o poder foi entregue a Getúlio Vargas considerado o chefe político do movimento de 1930.
 Suas primeiras providências tomadas na presidência foram:
*Suspensão da constituição republicana de 1891;
*Fechamento dos órgãos de poder legislativo;
 *Indicação de interventores militares ligados ao tenentismo para chefiar os governos estaduais.

 Aos poucos o governo vargas se mostrou cada vez mais centralizador e também demonstrando interesse em defender as riquezas nacionais. Tudo isso assustou os opositores especialmente os de São Paulo, que desejavam a volta das práticas existentes na 1 república e temiam mudanças socioeconômicas.
 Para enfrentar o governo federal, os líderes do partido Republicano Paulista formaram uma frente única com líderes do Partido Democrático que haviam apoiado a posse de Getúlio em 1930, mas estavam descontentes com a nomeação do interventor João Alberto Lins e Barros para governar São Paulo.
 A oposição política passou a exigir a nomeação de um interventor civil e paulista para o estado. Cedendo a Essas pressões, o presidente Vargas nomeou Pedro de Toledo para a função, mas isso não foi suficiente para silenciar a oposição de São Paulo, que também pedia novas eleições e a convocação de uma assembleia Constituinte. Como ainda controlavam o viciado sistema eleitoral da região, os ricos fazendeiros paulistas acreditavam que, com novas eleições poderiam retomar o controle da situação.
 Instalou-se, então em São Paulo, um movimento constitucionalista que alcançou as ruas, protestado contra o governo federal. Isso mobilizou parte da população. em 23 de maio de 1932, quatro estudantes do estado paulista morreram em confronto com a polícia, numa manifestação pública contra o governo federal. Esse fato exaltou ainda mais os ânimos.
 Com as letras inicias dos nomes desses estudantes mortos, formou-se a sigla MMDC, que se tornou símbolo do movimento no estado. No dia 9 de julho de 1932, teve início a chamada revolução Constitucionalista, que mobilizou 30 mil pessoas armadas em São Paulo para lutar contra o governo federal.

Texto feito por Mario Henrique Reghini