Monarquia: É o governo onde há apenas um líder, um representante político que dita as regras e as leis do estado. Muitas vezes ele pertence à um grupo político, que o elege como líder.
Oligarquia: É a forma de governo onde não é mais apenas um único líder, mas sim um grupo que governa. Geralmente esse grupo que governa é o grupo dominante nas sociedade.
Democracia: "Demo" vem do grego povo, e "cracia" poder, que traduzido ao pé da letra significa poder do povo. Na democracia prevalece a vontade da maioria, a ideia predominante da maioria, do povo.
República: A palavra "república" vem do latim "res" que significa coisa, e "publica" que significa povo, que significa coisa do povo, que subentede-se como a lei.
O governo é limitado por lei, deixando o povo livre. É o governo das leis, que vai contra a vontade do povo, da democracia, pois está acima disso, esta é a lei.
Anarquia: É quando não há um governante, não há alguém que lidere um povo, e o povo é considerado livre.
Não é uma forma de organização governamental viável, pois já diziam os filósofos na Grécia antiga: "liberdade não pode existir sem leis". Os fundadores da república dos Estados Unidos eram unanimes em acordar que algum grau de governo é uma força necessária em qualquer sociedade civilizada.
Não podemos considerar uma forma de governo, mas uma transição de uma forma de governo, uma nova oligarquia criada pelos anarquistas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário