Em 1680, o rei de Portugal D. Henrique, morreu sem deixar herdeiros diretos ao trono. Aproveitando-se da oportunidade, o rei Filipe II, após várias disputas, conseguiu o poder sobre as terras portuguesas. Esse momento ficou conhecido como União Ibérica, onde o rei Filipe passou a controlar as colônias espanholas e portuguesas, incluindo o Brasil.
Inicialmente, a União Ibérica não afetou diretamente o Brasil. Os funcionário portugueses foram mantidos assim como seus costumes. O tratado de Tordesilhas foi mantido, porém com algumas brechas. Durante o período, foi enviado um tribunal para purificar a fé dos colonos, especialmente condenar a prática judaica.
No século XVI, a Holanda e outros territórios do norte da Europa, que pertenciam à Espanha, rebelaram-se contra seu domínio conquistando a Independência em 1581 e foi criada a República das Províncias Unidas. Revoltado com esse fato, Filipe II ordenou que todas as colônia sobre seu domínio realizassem um bloqueio econômico contra a Holanda. Esse acontecimento ficou conhecido como Embargo Espanhol.
Esse bloqueio econômico afetou diretamente a relação entre Brasil e Holanda, já que este último transportava o açúcar brasileiro para a Europa.
Como represália ao embargo, os holandeses pilharam várias colônias espanholas na costa atlântica africana e Salvador no Brasil. Dessa forma, criaram a Companhia das Índias Orientais, encarregada de controlar o comércio com o oriente. Certo tempo depois, os holandeses criaram outra empresa: a Companhia das Índias Ocidentais, encarregadas de comercializar com as Américas.
Um dos objetivos dos holandeses era conquistar o Brasil. A primeira tentativa foi a invasão de Salvador. Os holandeses saíram derrotados ante as forças luso-brasileiras, que contaram com o apoio dos indígenas.
Em uma segunda tentativa, os holandeses levaram uma poderosa esquadra para Pernambuco, a capitania mais atrativa da época.
O Projeto Contraturno elaborado e orientado pela Prof.ª Zilda Aparecida de Oliveira Lima, oportuniza aos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Emílio de Menezes aprimorarem seus conhecimentos na área de História, atualidades e demais assuntos de estudo. Nestas aulas em contraturno (noite) os alunos preparam matérias referentes à atualidade, notícias e conteúdos que serão disponibilizados a toda comunidade, principalmente Emiliana.
Marcadores
- 1º Ano
- 1º Ano - B
- 2º ano
- 2º FD
- 2ºAno
- 3º ano
- 3º bimestre
- 3ºs NOTURNO
- 4º bimestre
- 7° ano
- 9º ano
- As Guerras no Mundo
- Assunto da semana
- Astrologia
- Atividade
- Atualidades
- brasil
- Caça-Palavras
- Cantinho da saúde
- cantinho das receitas.. :)
- Cenários Jovens
- Comunicado
- Conflitos no Oriente Médio
- copadomundo
- Cristianismo
- Curiosidades
- Curiosidades.
- Ditadura Militar
- FD
- Feudalismno
- Filosofia
- futebol
- Geometria
- Grandes Navegações
- Grécia Antiga
- Grupo Teologia no Contraturno
- História
- Império Bizântino
- Inconfidência
- Informações
- Inglês
- Juúri Simulado
- Lições de Cidadania
- Mapa astral
- Matemática
- Mensagem
- Mitologia
- Movimentos
- O que esperamos do Contraturno
- Para os 3º F e G/NOTURNO!!
- PAS - UEM
- Portal Transparência
- Recuperação
- Reforma Protestante
- Revolução Francesa
- Revolução Industrial
- Revolução Inglesa
- Roma Antiga
- SEGUNDOS
- Semana da Pátria
- Série Origens do Cristianismo
- SLIDES
- Testes vocacionais - A série
- UEM
- Verbos Modais
- Vestibular
Nenhum comentário:
Postar um comentário