Colégio Estadual
“Emílio de Menezes” - Ensino Fundamental, Médio e Normal
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PLANO
DE TRABALHO DOCENTE
HISTÓRIA
Ensino
Médio
PROJETO
CONTRATURNO
Professora:
Zilda Aparecida de Oliveira Lima
2014
1. CONTEÚDOS
CONTEÚDOS ESTRURUTANTES
- Relações de Trabalho - Permite aprofundar a compreensão das relações no mundo contemporâneo, como estas se configuram e como o mundo do trabalho se constitui em diferentes períodos históricos, considerando os conflitos de classe e intraclasses.
- Relações de Poder - Permite ao aluno aprofundar a compreensão sobre como as relações de poder encontram-se em todos os espaços sociais, e também permite identificar, localizar as arenas decisórias e os mecanismos que a constituíram.
- Relação cultural - Permite ao aluno reconhecer a si e aos outros como construtores de uma cultura comum, compreendendo a especificidade de cada sociedade e as relações entre elas. E, ainda, entender como se constituíram as experiências culturais dos sujeitos ao longo do tempo, detectando as permanências e mudanças nas diversas tradições e costumes sócias.
CONTEÚDOS
ESPECÍFICOS
- Ambiente Linux / Digitação
- Noções de Direitos Autorais
- História Geral e História do Brasil
- Geopolítica
- Cultura Afro-brasileira
- Cidadania
- Direitos Humanos
- Agenda 21
- História do Paraná
- História Local: Parque Moveleiro de Arapongas
- Curiosidades
- Atualidades / Informações
- Mensagens
- Atividades Avaliativas
- Questões do ENEM e Vestibulares
- Conteúdos para o PAS/UEM
- Saúde Pública
2.
JUSTIFICATIVA
Vivemos
num mundo globalizado que se transforma muito rapidamente. Com as
mudanças tecnológicas vividas na atualidade e com a globalização,
tanto em nível mundial, nacional, regional e local a educação tem
sido a grande alavanca para as mudanças na sociedade, para tanto é
necessário uma educação de qualidade, que se faz a partir do
comprometimento de todos os envolvidos com o processo educativo,
assim a utilização das Novas Tecnologias de Informação e
Comunicação devem estar presentes no cotidiano de professores e
alunos, possibilitando uma maior interação entre ambos e o mundo
que os cerca.
Escola e sociedade estão inseridas num contexto global
e são interligadas, as relações escolares são influenciadas
diretamente pelas relações sociais e vice versa. É importante
promover a democratização do saber, pois este contribuirá para a
construção da cidadania consciente e eficiente. Assim, a utilização
das Tics na escola é um caminho para que a prática pedagógica
torne-se efetivamente prática social e possa contribuir para o
fortalecimento do processo democrático.
O uso das Tics nas escolas
possibilita a professores e alunos uma maior interação com a
sociedade onde vivem. A utilização dessas novas tecnologias tem
se tornado cada vez mais acessíveis a todos que compõem o meio
escolar. Tanto professores quanto alunos tem se beneficiado com a
incerssão de novas ferramentas, como o computador , a internet, a TV
pendrive.
Por outro lado as diversas questões propostas para
estudo e pesquisa no neste projeto de contraturno são relacionadas
aos temas transversais propostos no PCNs. Parâmetros Curriculares
Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Parana que
estabelecem a obrigatoriedade de serem trabalhadas em todas as
disciplinas. Assim conciliando metodologias diferenciadas (projetos
e oficinas) fazendo uso de novas ferramentas (computador, internet) e
contemplando a necessidade de abordagem de temas que envolvem
problemáticas contemporâneas pode representar uma forma segura de
enriquecimento da prática pedagógica favorecendo assim o professor
o aluno e toda comunidade escolar na busca de uma educação de
qualidade.
ENCAMINHAMENTO METODOLOGICO
Aos alunos foi proposta a continuidade da manutenção
do blog historiaonlineceem.blogspot.com, no decorrer do projeto os
alunos realizarão atividades de postagens de resumos, gráficos,
mapas, vídeos, questões de vestibulares, ENEM, PAS-UEM, questões
dissertativas, cruzadinhas, caça palavras etc. Durante as aulas em
contraturno realizadas prioritariamente na Sala de Informática os
alunos são orientados a realizarem as pesquisas em livros, na
internet sobre temas relativos à História Geral e do Brasil,
atualidades, curiosidades para alimentar o site com os temas
propostos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem,
isto é, que venha a subsidiá-la e não constituí-la como um
elemento externo. Em outras palavras, refutam-se aqui avaliações de
caráter classificatório, autoritário e desvinculado dos conteúdos
e concepções pedagógicas, em que a mesma venha retratar e
consolidar um modelo excludente de escola e de sociedade, que se quer
superar. Assim para a avaliação serão considerados os seguintes
critérios:
- Participação nas aulas
- Envolvimento nas atividades de pesquisa
- Elaboração de resumos, questões e postagens na página.
- Retomada de conteúdos para as provas regulares
- Os alunos participantes do projeto terão 1,0 na Disciplina de História.
RECURSOS
DIDÁTICOS
Livro
didático, para didáticos e outros livros, revistas mapas,
computador, Internet, vídeos, filmes, TV pendrive.
INSTRUMENTOS
DE AVALIAÇÃO
Testes,
pesquisas, produção de texto, relatórios, seminários, debates,
participação oral, elaboração de questões, cruzadinhas, caça
palavras, palestras, etc.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala
de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
BLOCH, Marc. Apologia da História, ou o ofício do
historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares
Nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação,
1999.
DEMO, Pedro. Educação Hoje: "Novas"
Tecnologias, Pressões e Oportunidades, 144 págs., Ed.
Atlas, tel. 0800-171-944, 38 reais.
FREIRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 47. Ed. [s.l.]: Global, 2003.
FREIRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. 47. Ed. [s.l.]: Global, 2003.
FREITAS, Marcos C. Da Micro-História a História das
Idéias. São Paulo: Cortez, 1999.
HOBSBAWM,
Eric J. Sobre a História.
São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LEVI,
Giovanni. Sobre a Micro – História. In: BURKE,
Peter (org.). A Escrita da História: Novas Perspectivas.
São Paulo: UNESP, 1992.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes
Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do
Paraná – História. 2008.
PETER, Burke. O que é História Cultural. Rio de
Janeiro: Zahar, 2005.
RÜSEN, Jörn. História Viva: teoria da História
III: formas e funções do conhecimento histórico. Tradução de
Estevão de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2007.
SANCHO, Maria J. & HERNÁNDEZ, FERNANDO. Tecnologias
para transformar a educação.
SCMIDT. Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; CAINELLI,
Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
MATERIAL DIDÁTICO PARA CONSULTA
AZEVEDO,
C. Gislaine & SERIACOPI, Reinaldo. História em
Movimento. São Paulo: Ática
2012.
COTRIM,
Gilberto – História Geral e do Brasil.
Editora Saraiva, 1999.
FIGUEIRA,
Garcia Divalte. História – Série Novo Ensino Médio.
Edição Compacta. Editora Ática, 2003.
NICOLINA,
Luiza de Petta e Eduardo A. B. Ojeda – História: Uma
abordagem integrada – Volume
único – Editora Moderna, 2ª Edição, 2002.
Revista
Veja
Revista
Nova História
Revista
de História da Biblioteca Nacional.
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