quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Relatório 26/11/15 - Crônicas


     Nesta quinta-feira (26) os alunos João, Natalia, Thais e Gabriele realizaram uma discussão pedagógica a respeito de crônicas: o que são e quais as principais características, para que pudéssemos fazer uma de nossa autoria (Trabalho de Português – Prof. Lídia).
     Também realizamos a leitura de inúmeras crônicas, e decidimos publicar a que chamou mais a atenção de nós três: “A feira” - de Willy Schumann

A feira


dia estava radiante, o sol já mostrava a sua força nas primeiras horas da manhã de sábado. Estava a caminho da feira. Os sábados pela manhã são ideais para se ir á feira. Eu precisaria apenas comprar uma cabeça de alface.
A duas quadras da feira, quando estava atravessando a rua, fui abordado por um rapaz que aparentava ter uns 19 anos.
- O senhor tem fogo? – indagou-me ele.
- Não – respondi – eu não fumo.
- O senhor pode me arrumar uns trocados?
Eu não sabia o que responder naquela hora, afinal não era comum ser abordado todos os dias.
- Infelizmente não tenho nenhum trocado – respondi.
Abruptamente o rapaz me mostra um pequeno canivete.
- É um assalto.
- Você Está me assaltando porque eu não tenho alguns trocados?
- Passa a grana!
- Se eu tivesse lhe dado algum trocado, ainda assim você iria me assaltar?
- Talvez não. Chega de conversa e me passe a carteira.
Entreguei a carteira a ele.
- Será que você poderia me fazer um favor?
- O que você quer? –  respondeu ele secamente.
- Preciso dos meus documentos e de uns trocados para ir a feira, será que você pode me ajudar?
- Claro – respondeu ele, tirando os documentos da minha carteira e me dando cinco reais.
- Obrigado.
O rapaz saiu apressado e sumiu na multidão.
A feira estava lotada e eu tentava passar com meu carrinho de compras pelos estreitos corredores formados por barracas e congestionados por pessoas que circulavam desordenadamente de um lado para outro. Parecia que ali era o local onde se podia quebrar as regras por algumas horas sem se culpar. A minha vontade era organizar a coisa toda e gritar uma palavra de ordem para que eu pudesse andar na minha mão sem que eu atropelasse uma sacola carregada de laranjas e o cachorrinho da velhinha que insistia me olhar com cara de enfezado, como se eu tivesse que dar a vez para ele passar com a sua dona, que parecia estar sendo conduzida pelo quadrúpede.
Há muito custo consegui chegar à barraca das hortaliças. Peguei uma cabeça de alface americana pelo preço de um real: não teria pago setenta centavos na semana passada?
 - Ô vizinho, subiu o preço é? – pergunto.
- Infelizmente - respondeu o feirante, os custos de transporte subiram muito, mas estão bem bonitas - completou ele.
Não tive alternativa a não ser levar a alface pra casa, afinal não iria deixar de consumir o produto por ele ter subido de preço, mas de qualquer forma deixei o meu protesto, mesmo que forma sutil, quase despercebido, ou talvez o feirante tenha me convencido de que a alta do preço está justificada pela qualidade do produto, mas para mim parecia mais um assalto.

     Esperamos, depois de pronta, publicar a nossa em nosso blog. Fique atento leitores, logo choverão cronicas no HistoriaOnlineCeem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário