quinta-feira, 12 de novembro de 2015

CURIOSIDADES !!!!


Hoje no contra turno , fizemos uma atividade de pesquisa para saber o significado do nome de cada um...

       
Zilda: Significa “bela”, “formosa”.
É uma abreviação de Isilda, variante de Isolda, um nome de origem incerta, que possivelmente teve origem no céltico Esyllt.
      
Mariana: Significa “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”, “senhorinha soberana”, “a purinha” ou “que tem relação com Mario”. Possui três possíveis origens: um a partir do inglês Marianne, formado da união dos nomes Mary e Ann, versões inglesas de Maria e Ana.
Laís: Significa "local com leões" ou "a democrática" e "a popular". Vem do hebraico Laith ou Laish (que pode ser traduzido como “leoa”) e chegou ao português através do latim Laidis.
     
 Rudimar/Rodolfo:Significa "lobo famoso".É um nome masculino que se originou a partir do germânico Rudolf, antigamente Hrodulf, formado pela junção dos elementos hrod, que significa “célebre” ou “famoso”, e wulf, que quer dizer “lobo”.
      
Gabriela: Significa “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”.É a variante feminina de Gabriel, nome originado a partir do hebraico Gabriel, formado pela união dos elementos gébher que quer dizer “homem, homem forte” e el “Deus”, e significa “homem de Deus, homem forte de Deus ou fortaleza de Deus”. Por extensão, para a versão feminina, é atribuído o significado oposto, “mulher de Deus" ou "mulher forte de Deus”.
      
Thaís: Significa “aquela que é contemplada com admiração”, “aquela que é contemplada pela sua formosura”. Tem origem no grego Thais, que significa “contemplada com admiração” ou “contemplada pela sua formosura”. O nome grego Thais foi traduzido para o latim na forma de Vita Thaisis. 
      
Gabriel: Significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus” ou “fortaleza de Deus”. Tem origem no hebraico Gabriel, composto pela união dos elementos gébher, que significa “homem, homem forte” e el que quer dizer “Deus” e significa “homem de Deus", "homem forte de Deus" ou "fortaleza de Deus”.
        
Igor: Significa "o que trabalha a terra", "agricultor" ou “guerreiro do deus Yngvi”. É considerado uma variante russa de Jorge, nome originado no grego Geórgios, a partir da palavra georgós, composta pelos elementos ge, que significa "terra" e erghon, que quer dizer "trabalho", e significa “aquele que trabalha na terra, agricultor”.
Isabela: Significa “casta”, “pura”, "Deus é juramento" ou "consagrada à Deus".É uma variante do nome Isabel, que tem origem no nome hebraico Izebel, que significa “casta, pura”.
         
João Carlos: Significa “homem agraciado por Deus”, “guerreiro com a graça e misericórdia de Deus”. Nome composto por pela união dos nomes João e Carlos. O primeiro com origem no hebraico Iohanan, proveniente de Yah “Javé, Jeová, Deus” e hannah “graça”.
          
Júlia: Significa “fofa”, “macia”, “felpuda”, "jovem" ou “filha de Júpiter”.É a variante feminina de Júlio, nome originado no latim Julius, que deriva do grego Ioulos, que quer dizer “barba", "felpudo", "fofo" ou "macio”, em referência aos pelos faciais dos jovens masculinos, significando por extensão "jovem" ou "pessoa jovial".
        
 Matheus: Significa "dom de Deus", "dom de Javé", "presente de Deus", "dádiva de Deus".É uma variante do nome Mateus, este originado no hebraico Mattiyyah, a partir do latim Mattaeus e significa "dom de Deus".
        
Netling/Natália: É um nome de origem religiosa, a partir do latim natalia, que deriva da palavra natalis, que quer dizer, simplesmente, "nascimento".Começou a ser muito utilizado na Idade Média como referência ao nascimento de Cristo e algumas fontes relacionam a origem do nome Natália ao termo do latim natale domini, que significa "dia de Natal".
        
 Thiago: Significa “aquele que vem do calcanhar”.É uma variante de Tiago, que surgiu como uma variação Iago, através de Santiago, nome vindo do espanhol originado através da aglutinação Sant’Iago.
         
Vinícius: Significa “vinho”, "vinicultor" ou “da natureza do vinho”. Tem origem no nome latim Vinicius, que possivelmente deriva de vinum, que significa literalmente “vinho”. Assim sendo, Vinicius significaria "aquele que produz vinho". Outra hipótese sugere que Vinicius tenha se originado a partir do verbo em latim venire, que significa "vir" ou "o que vem". 
       
 Milena: Significa "graciosa", "querida", ou “senhora soberana reluzente”, “vidente resplandecente” ou ainda “a pura que reluz”. É a forma feminina de Milan , nome originado no eslavo mil, que quer dizer "querido", "gracioso".
        
 Larissa: Significa “da acrópole” ou “da cidadela” ou ainda “linda” e “adorável”. É um nome originário no pelásgico, que se transformou no grego Lárissa, através do latim Larisa ou Larissa, Larissae, que quer dizer literalmente “da acrópole”. Os pelásgicos foram habitantes primitivos da Grécia e das ilhas do Mediterrâneo Oriental.


Fonte de pesquisa:http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/

                                                        Alunas:Lais Manfrinatto 2A
                                                                    Mariana Gonçalves 2A
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário