terça-feira, 16 de abril de 2013

GRÉCIA ANTIGA


GRÉCIA ANTIGA

A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros a falar em DEMOCRACIA, o “governo do povo”.

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Território acidentado; Desenvolvimento do comércio e navegação; Descentralização política (Cidade-Estado); Modo de produção escravista; território montanhoso dificultava a agricultura.Contribuições nas artes, ciências e filosofia (formadores da CULTURA OCIDENTAL).

                     PERÍODOS: Pré-Homérico (2800 – 1100 a.C.) – povoamento da Grécia; Período Homérico (1100 – 800 a.C) – poemas Ilíada e Odisséia; Período Arcaico (800 – 500 a.C) – formação da pólis (cidade-Estado); Período Clássico (500 – 336 a.C) – auge da pólis. – Guerras; Período Helenístico (336 – 146 a.C) – decadência da pólis/ domínio Macedônico.
PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO:  Civilização Creto-Micênica (cretenses + aqueus); Cretenses: comércio marítimo, talassocracia - poder nas mãos de elite comerciante - destaque para as mulheres;
PERÍODO HOMÉRICO:
 Poemas de Homero: ÍLIADA –  Guerra de Tróia ODISSÉIA –  aventuras de Ulisses ou Odisseu – herói grego que combateu em Tróia em seu retorna para casa na Ilha de Ítaca.
Formação do Genos, unidade básica de produção –  CLÃS - pessoas com laços consangüíneos e propriedade comunitária da terra. Autoridade exercida pelo Pater, o mais velho dos membros. Crescimento demográfico e falta de terras férteis levaram a divisão das terras coletivas e aparecimento da propriedade privada. A desintegração dos genos provocou a formação das pólis e a colonização da região correspondente ao sul da Itália e à ilha da Sicília,área denominada Magna Grécia. Com as mudanças foram reforçadas as diferenças sociais – surge a propriedade privada

PERÍODO ARCAICO FORMAÇÃO DA POLIS  Com a propriedade privada,iniciaram os conflitos entre os grupos. Para lidar com as crises, os proprietários de terra formaram associações, as fatrias, que formaram as tribos, que, por sua vez, se organizaram em demos. Os demos deram origem às cidades-Estados, ou pólis – ATENAS – Democrática e Cultural ESPARTA – Aristocrática e Militar
LEGISLADORES: Drácon: redigiu  leis – até então orais - dificultando a manipulação pelos eupátridas. Sólon: Aboliu a escravidão por dívidas, libertou os devedores da prisão e determinou a devolução de terras confiscadas pelos credores eupátridas. Também dividiu  a sociedade de forma censitária em quatro classes sociais e instituiu o princípio da eunomia (igualdade perante a lei). Criou órgãos legislativos; a Bulé (ou Conselho dos 400), que preparava leis, e a Eclésia (Assembléia Popular), que as votava. DEMOCRACIA - Só participavam os cidadãos adultos, filhos de pai e mãe ateniense -  minoria (10%), sendo excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres
PERÍODO CLÁSSICO: Marcado por  lutas contra invasores (persas) e entre si. Considerado o apogeu da antiga civilização grega, com suas maiores realizações culturais  - Século de Péricles. A 1ª guerra foi  contra os persas -  Médicas - Causas: imperialismo persa (expansão persa na Ásia Menor).  Vitória dos Gregos  Liga de Delos A hegemonia ateniense, com a expansão de sua influência política, foi combatida por Esparta, que não desejava que o império de Atenas colocasse em risco as alianças de Esparta com outras cidades. A formação da Liga do Peloponeso inseriu-se nesse contexto. Foram 28 anos de lutas, que terminaram com a derrota ateniense. A supremacia espartana teve curta duração, sendo seguida pelo predomínio de Tebas e por um período de perturbações generalizadas. As principais cidades gregas estavam esgotadas por décadas de guerra. Eram alvos fáceis para um inimigo exterior: a Macedônia.
              Invasão da Grécia pelos macedônios comandados por Filipe II – A política expansionista I teve continuidade com seu filho  Alexandre Magno, que consolidou a dominação da Grécia e conquistou a Pérsia, o Egito e a Mesopotâmia.
              CULTURA HELENÍSTICA: Fusão dos elementos  gregos com as culturas locais.

Post. Profª Zilda

Nenhum comentário:

Postar um comentário