sexta-feira, 12 de abril de 2013

Grécia Antiga

 A Grécia antiga é um País mediterrâneo localizado na península balcânica, seu território e um pouco menor que  o Estado do Ceara , composto por mais de 2 mil ilhas espalhadas pelo mar Egeu, mediterrâneo e jônico.
       Seu território foi ocupado por diferentes povos indo-europeus entre 5 mil e 3 mil anos atras,que se misturaram entre aqueus, eólios, jônios e dórios, essa  miscigenação étnica feitas pelos povos fenícios e egípcios eram a base da civilização grega, que receberam forte influencia da civilização minoica.
A sociedade minoica.
Pouco se sabe  sobre essa civilização minoica- os cretenses , que habitavam a ilha de creta, por volta de 2500 anos atras, suas residências eram feitos de pedras e tijolos e artesoes hábeis em fabricações de joias e também e artefatos de metal.
 No inicio do segundo milênio a.C. As primitivas canas deram inocioso as primeiras embarcações sofisticadas, .sua ilha e localizada 300 mil quilômetros da Grécia  e a menos 700 quilômetros do Egito.
Em sua melhor época, e seus mercadores chegaram a dominar  a marinha tornou-se o maior comercio do mar mediterrâneo.Os Aqueus eram um povo de origem indo europeia que se estabeleceram na Península Balcânica a partir do terceiro  milênio os aqueus dominaram creta, e a partir do seculo XIV a. C , depois disso sofreu queda na economia e a economia miscênica declinou.
    Por volta do ano 1200 a.C. Os aqueus travaram a guerra de troia , na agora situada asia menor , a Turquia atual.
Os Dórios
Foi o povo que exerceu a supremacia no Peloponeso, conhecido como Período Homérico. Sua população foi escravizada e ocupavam a população subalterna da cidade.

Aluno: Matheus André Fogaça
Fonte: Livro de Historia 1°ano do ensino médio

Um comentário: