terça-feira, 2 de abril de 2013

Teatro Lava Pés

Nesta quinta - feira dia 28/03/2013, foi realizado o teatro lava pés pelos alunos do Colégio Emílio de Menezes, mais precisamente os alunos do projeto contra turno supervisionado pela professora Zilda.


CONTEXTO QUE SURGIU O LAVA PÉS
 A origem da prática pode estar nos costumes referentes à hospitalidade das civilizações antigas, especialmente naquelas onde a sandália (um calçado aberto) era o principal tipo de calçado. O anfitrião, ao receber um hóspede, providencia uma vasilha com água e um servo para lavar-lhe os pés. Este costume aparece em diversos pontos do Antigo Testamento (veja, por exemplo, Gênesis 18:4, Gênesis 19:2, Gênesis 24:32, Gênesis 43:24 e I Samuel 25:41, entre outros), e também em outros documentos históricos e religiosos. Um típico anfitrião da região geralmente se curvava, beijava o hóspede e então oferecia a água e o servo para a lavagem dos pés. O costume também valia quando o hóspede usava sapatos como uma forma de cortesia. No trecho em I Samuel aparece pela primeira vez o ato de alguém realizar a lavagem como prova de humildade. Em João 12, Maria de Betânia ungiu os pés de Jesus presumivelmente para agradecer-lhe por ressuscitar seu irmão Lázaro dos mortos. 

=>http://pt.wikipedia.org/wiki/Lava-p%C3%A9s

TEATRO LAVA PÉS

 Gestos realizados por Jesus no lava-pés (Jo 13, 4-11). 
Este aconteceu numa refeição.

- Jesus levantou-se da mesa. Ele nos diz que é preciso largar egoísmo, mobilizar-se, ir ao encontro dos outros.

- Tirou o manto. Jesus se esvazia de si mesmo e coloca-se na condição de servo. Ele nos ensina sobre a necessidade de despojar-se de tudo o que divide, dos fechamentos, das barreiras, dos medos, das inseguranças, que nos bloqueiam na prática do bem.

- Pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Jesus põe o avental para servir. "Aquele que era de condição divina, humilhou-se a si mesmo" (Fl 2, 6-8). 

- Colocou água na bacia. Jesus usa instrumentos da cultura do povo: água e bacia. Repete um gesto que era feito pelos escravos ou pelas mulheres. 

- E começou a lavar os pés dos discípulos. Para lavar os pés Jesus se inclina, olha, percebe e acolhe a reação de cada discípulo. 

 - Enxugando com a toalha que tinha na cintura. Jesus enxuga os pés calejados, rudes e descalços de seus discípulos.


Escrito por Cláudia Dias

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/semanasanta/12.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário