quarta-feira, 3 de abril de 2013

As três fases da evolução da indústria


A evolução da industria se divide em três fases:
> artesanato
>manufatura
>maquinofatura ou industria moderna

O artesanato: era a fase em que o artesão fabricava sozinho ou com a família todo o trabalho e a venda do produto, o lucro era todo do artesão pois o trabalho era totalmente executado por ele. Não se utilizava maquinas, o trabalho era todo manual e a maioria das oficinas eram em casa.
A manufatura: na manufatura já se tem o auxilio de algumas maquinas e de outras pessoas(funcionários), é um estagio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura, pois mesmo possuindo maquinas ainda era muito importante o trabalho manual; os funcionários já eram assalariados, e começa a ocorrer a divisão do trabalho. O capital e os meios de produção era de propriedade do patrão. Caracteriza o inicio do capitalismo.
A maquinofatura: é o estagio atual, começa com a revolução industrial quando se tem uma colocação maciça de maquinas e fontes de energia, causando grande desemprego, a fabricação em larga escala começa com o auxilio de maquinas modernas movidas principalmente a carvão mineral e petróleo. Os funcionários começam a ter uma grande especialização em sua parte do trabalho, o que o leva a não ter noção do resultado final do produto fabricado perdendo a noção do todo. Essa forma de fabricação dividida e em massa leva o homem a se tornar um ser alienado, que não pode usar a criatividade, apenas cumpre seu trabalho, sem usar o intelectual.

TEXTO: Stéfany Souza Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário