sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Divisão do Trabalho - Adam Smith


Adam Smith

Adam Smith foi um economista e filósofo escocês. É pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Ilustrou bem seu pensamento ao afirmar “Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que espero que saia meu jantar, mas sim do empenho deles em promover auto-interesse”.





Divisão do Trabalho

Tomemos, pois, um exemplo, tirado de uma manufatura muito pequena, mas na qual a divisão de trabalho tem sido muito notada: a fabricação de alfinetes. Um operário não treinado para essa atividade (que a divisão de trabalho transformou num indústria específica) nem familiarizado com a utilização das máquinas ali empregadas (sua invenção provavelmente também se deveu à mesma divisão do trabalho), dificilmente poderia talvez fabricar um único alfinete em um dia, empenhado o máximo trabalho; de qualquer forma, certamente não conseguirá fabricar vinte. Entretanto, da forma como essa atividade é hoje executada, não somente o trabalho todo constitui uma indústria específica, mas ele está dividido em uma série de setores, dos quais, por sua vez, a maior parte também constitui provavelmente um ofício especial. Um operário desenrola o arame, outro endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 operações distintas, as quais, em algumas manufaturas, são executadas por pessoas diferente, ao passo que em outras, o mesmo operário executa 3 ou 4 delas.

           
Vi uma pequena manufatura desse tipo, com apenas 10 empregados, e na qual alguns desses executavam duas ou três operações diferentes. Mas, embora não fossem muito hábeis, e, portanto, não estivessem particularmente treinados para o uso das máquinas, conseguiam, quando se esforçavam, fabricar em torno de 12 libras de alfinetes por dia. Ora, uma libra contém mais de 4 mil alfinetes de tamanho médio. Por conseguinte, essas 10 pessoas conseguiam produzir entre elas mais de 48 mil alfinetes por dia. Assim, já que cada pessoa conseguia fazer 1/10 de 48 mil alfinetes por dia, pode se considerar que cada um produzia 4800 alfinetes diariamente. Se, porem, tivessem trabalhado independentemente um do outro, e sem que nenhum deles tivessem sido treinado para esse ramo de atividade certamente cada um deles não teriam conseguido fabricar 20 alfinete por dia e talvez nem mesmo um, ou seja: Com certeza não conseguiram produzir 240ª parte e talvez nem mesmo a 4800ª parte daquilo que hoje são capaz de produzir, em virtude de uma adequada divisão de trabalho e combinação de suas diferentes operações.
                                                                                  
 Adam Smith.

(Texto retirado na integra do livro História Ensino Médio da Secretaria de Estado e Educação,2006 pagina 23)

Luisa Baggio e Natália Maria





Nenhum comentário:

Postar um comentário