segunda-feira, 30 de julho de 2012

Império Bizantino

O Império bizantino foi herdeiro do Império Romano do ocidente e ele tinha uma capital que se chamava Constantinopla eles combateram as heresias desde a Republica até o Império queriam dar unidade para o cristianismo que iria facilitar a Monarquia.
Enfrentou a Revolta do Nike com seu aspecto externo e consegui diversas conquistas pois queriam reconstruir o Império Romano. Este império atravessou toda Idade Média foi um dos impérios mais fortes e poderoso do mundo Mediterrâneo .
Devemos relembrar que o IMPÉRIO BIZANTINO ficou conhecido muito tempo por IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE. Este não foi capaz de resistir a migração ocorridas por hunos e germanos que se fragmentou em reinos independentes.
Reinado de Justiniano
Foi auge deste império foi atingido durante o reinado do imperador Justiniano nos anos de (527-565), que vistava reconquistar o poder que o Império Romano que havia perdido no ocidente. Com este objetivo, buscou uma relação pacífica junto com os persas, retomou o norte da África, a Itália e a Espanha. Durante seu governo, Justiniano recuperou uma das maiores partes daquele que foi o Império Romano do Ocidente.
Religião
A religião é fundamental para a manutenção do Império Bizantino, pois as doutrinas dirigidas a esta sociedade eram as mesmas da sociedade romana. O cristianismo ocupava um lugar de destaque na vida dos bizantinos e podia ser observado inclusive nas mais diferentes manifestações artísticas. As catedrais e os mosaicos bizantinos estão entre as obras de arte e arquitetura mais belos do mundo inteiro.
Os monges, além de ganhar bastante dinheiro com a venda de imagens também tinham forte poder de manipulação sobre sociedade. Entretanto, incomodado com este poder, o governo proibiu a veneração de imagens, a não ser a de Jesus Cristo, e decretou pena de morte a todos aqueles que as adorassem. Esta guerra contra as imagens ficou conhecida como A Questão Iconoclasta. Era proibido as imagens a adorar as mesmas. 
Sociedade bizantina
A sociedade bizantina era totalmente hierarquizada. No topo da sociedade se encontrava o imperador e sua família. Logo vinha a nobreza formada pelos assessores do rei. Abaixo destes se encontrava o alto clero. A elite era composta por ricos fazendeiros, comerciantes e donos de oficinas artesanais. Uma camada média da sociedade era formada por pequenos agricultores, trabalhadores das oficinas de artesanato e pelo baixo claro. Grande parte da população era formada por pobres camponeses que trabalhavam muito, ganhavam pouco e pagavam altas taxas de impostos para os reis.
Crise e Tomada de Constantinopla
Após a morte de Justiniano, o Império Bizantino ficou a vulnerável a diversas invasões, e a partir deste momento deu início a queda de Constantinopla. Com seu enfraquecimento, o império foi divido entre diferentes realezas feudais. Constantinopla teve sua queda definitiva no ano de 1453, após ser tomada pelos turcos.
Atualidade
A cidade de Constantinopla é hoje Istambul capital da turquia Turquia. Apesar de um passado turbulento, seu centro histórico encanta e impressiona muitos visitantes devido à riquíssima variedade cultural que apresenta os diferentes povos e culturas que por lá passaram.

    FONTE: www.infoescola.com
ALUNA: Beatriz Alves Cavalcanti.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Cristianismo


O cristianismo foi criado no sec. I na região da atual Palestina . Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida. Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários.
Atualmente, encontramos três ramos do cristianismo : catolicismo, protestantismo e Igreja Ortodoxa.
O verdadeiro criador do cristianismo, em sua novidade e originalidade, é Jesus
Cristianismo vem da palavra Cristo, que significa messias, pessoa consagrada, ungida. Do hebraico mashiah (o salvador) foi traduzida para o grego como khristos e para o latim como christus.
A doutrina do cristianismo baseia-se na crença de que todo o ser humano é eterno , a exemplo de Cristo, que ressuscitou após sua morte. A fé cristã ensina que a vida presente é uma caminhada e que a morte é uma passagem para uma vida eterna e feliz para todos os que seguirem os ensinamentos de Cristo.
Os ensinamentos estão contidos exclusivamente na Bíblia, dividida entre o Antigo e o Novo Testamento.
O Antigo Testamento trata da lei judaica, ou Torah. Começa com relatos da criação e é todo permeado pela promessa de que Deus, revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas enviaria à Terra seu próprio filho como Messias, o salvador.
O Novo Testamento contém os ensinamentos de Cristo, escritos por seus seguidores. Os principais são os quatro evangelhos ("mensagem", "boa nova"), escritas pelos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João.
TEXTO: Diogo Dário.


Crise e decadência do Império Romano


Fim das conquistas
-Crise escravista
-Dificuldade de proteger as fronteiras
-Aumento dos Impostos
-emissão de dinheiro
-difusão de cristianismo
-invasões Barbaras: Pacificas e violentas
-fuga
-Diocleciano no sec III
-Dividiu o Império em quatro partes (tetrarquia)
-Constantino
transferiu a capital de Roma para Bizâncio (Constantinopla)
-legalizou o cristianismo
-Teodósio (395) dividiu o Império Romano em duas partes
-Império Romano do Ocidente (capital em Roma) foi até 476 dC.
-Império Romano do Oriente (capital em Constantinopla) foi até 1453 quando a capital Constantinopla foi tomada pelos turcos.
 TEXTO: Diogo Dário


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dia do Troca

O dia do Troca, organizado pelo Grêmio Estudantil Julio Junqueira, do Colégio Estadual Emílio de Menezes no dia 01/06, com o apoio da diretora Cristiane Rosseti, teve como principal objetivo proporcionar um dia diferente aos terceiros anos do ensino médio e o quarto ano de formação de docentes. Os alunos participaram da atividade de forma muito criativa e expontânea, aproveitando e muito o seu último ano no colégio. Todos nós, os alunos, sabemos que esses são um dos nossos últimos momentos da fase atual, e com muito entusiasmo participamos desse dia, dando muitas risadas e nos divertido muito, fortalecendo laços de amizade que pretendemos que durem por uma vida toda!
Texto: Caroline Gomes- 3º A






Texto: Caroline Gomes 3º A

sexta-feira, 6 de julho de 2012

QUESTÃO SOBRE FEUDALISMO

(UNIP) O feudalismo:
a) deve ser definido como um regime político centralizado;
b) foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
c) surgiu como conseqüência da crise do modo de produção asiático;
d) entrou em crise após o surgimento do comércio;
e) apresentava uma considerável mobilidade social.
 

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SEGUNDOS / 1º FD PESQUISE NESTE BLOG E RESPONDA

O FEUDO era uma unidade de produção que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. A economia era de subsistência baseada na terra. O poder político era descentralizado - estava em mãos dos Senhores Feudais e a sociedade era composta por Clero (os que rezam) Nobreza (os que guerreiam) e Servos (os que trabalham). Como era constituído um FEUDO ???????
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

TERCEIRÃO / 2º FD - PESQUISE - REFLITA E RESPONDA

11) No início do Segundo Reinado, existia no Brasil apenas dois  partidos políticos: Liberal e Conservador, sendo chamados "FARINHA DO MESMO SACO". Sobre a expressão em maiúsculo, é correto afirmar, EXCETO:

A) os dois partidos eram formados por grandes proprietários de terras e escravos;
B) os partidos não tinham diferenças ideológicas;
C) os dois partidos eram a favor da abolição da escravidão;
D) os dois partidos lutavam apenas pelo poder;
E) os dois partidos participaram do poder no Segundo Reinado.

Profª Zilda

QUESTÕES SOCIAIS NA ROMA ANTIGA

A revolta dos plebeus


Os plebeus eram um grupo composto de mercadores, artesãos e pequenos proprietários. Eles não podiam se casar com patrícios nem ocupar cargos públicos de religiosos.
Insatisfeitos, no começo do sec. V a.c os plebeus se recusaram a participar das campanhas militares e passaram a exigir em assembléia diversas alterações na política e na sociedade romana.
Inicialmente, havia dois tribunos da plebe, depois esse numero subiu para dez. eles também não tinham o direito de criar novas leis e foi isso o motivo da revolta.
A vitória romana nas guerras púnicas e as conquistas territoriais na região do mediterrâneo oriental e na península ibérica foram decisivas para a consolidação do poderio romano eles conquistaram á liberdade, os escravos nas guerras não tinham muita escolha.


Fontes: Livro Didático-Historia em Movimento
Autores: Gislaine e Reinaldo 
Texto: Werik, Jaqueline e Mauricio

quarta-feira, 4 de julho de 2012

QUE TAL DIVERTIR E APRENDER NAS FÉRIAS

TEMA: FEUDALISMO E IDADE MÉDIA (Assunto que será trabalhado no início do Terceiro Bimestre com os Segundos Anos) - Procure nas últimas postagens que tem textos para pesquisa. BOAS FÉRIAS a todos

COLOQUE AS RESPOSTAS NA CRUZADINHA
1) Movimento que discutia a natureza de Jesus Cristo – Humana ou divina?
2) Em Constantinopla o poder político era aliado ao da Igreja
3) Unidade produtora na Idade Média
4) Chefe dos mosteiros tinha o poder político nas terras da Igreja.
5) Imposto pago por pessoa – cabeça
6) Religião monoteísta fundada por Maomé
7) Marca o início do calendário árabe
8) Divisão da Igreja no Império Bizantino
9) No feudalismo a economia era de subsistência, ou seja, para o próprio...
10) Movimento dos quebradores de Santos que questionava o uso de imagens nas Igrejas

1




F














2

E













3


U












4
A


D














5

A













6


L












7



I













8


S
















M













10
   

O