quinta-feira, 2 de abril de 2015

Iluminismo A Razão Em Busca Da Liberdade- continuação


Dentre as teorias formuladas pelos pensadores iluministas estão:
  • O liberalismo político e econômico(contra o absolutismo e o mercantilismo  com base sobretudo ,na não intervenção do Estado na economia, na divisão de poderes dentro do Estado e na formação de governos representativos;
  • A igualdade jurídica entre as pessoas (contra a desigualdade existente na sociedade estamental);
  • A tolerância religiosa ( contra o poder e o tradicionalismo da Igreja),pela qual as pessoas teriam liberdade para escolher e seguir a religião que fossem de seu desejo , sem a imposição do Estado.
  • A liberdade de expressão , a educação do povo etc.
   Os iluministas acreditavam que esses elementos eram essenciais para a edificação de uma sociedade mais justa e para a felicidade do ser humano.
    Essas idéias teriam grande impacto sobre intelectuais e políticos em diversos lugares do mundo. Por conta disso inspiraram revoluções que combateriam as estruturas do Antigo Regime como a Revolução Francesa e as insurgências das colônias europeias na América.
 Na Idade Média, conhecida como ''A Idade das trevas'' , os filósofos cansados de viver sobre o domínio da Igreja, criaram uma nova forma de pensar, O Iluminismo. Esse ideal pregava a separação da fé e a razão, de forma que eram rejeitados pela igreja. Um dos filósofos que teve grande repercussão foi John Locke, o pai do iluminismo. Locke condenou o absolutismo monarquico e o poder divino que os reis exerciam.




Fonte: Livro didático História Global 2 
Autor: Gilberto Cotrim.
A seguir: Jean Jacques Rousseau,Adam Smith.

Alunos:Isabela Oliveira 3°D   e Vinícius Maroz  3°D






Nenhum comentário:

Postar um comentário