terça-feira, 7 de abril de 2015

Civilização Chinesa Antiga

Sendo parte de uma das mais antigas civilizações conhecidas, o Império Chinês já existia antes mesmo da ascensão de Roma no mundo antigo ,e até hoje consegue permanecer com a maioria dos seus costumes antigos.
Além de terem sido responsáveis pela descoberta da pólvora e pelas invenções do papel e da bússola, a China também tem grandes chances de se tornar futuramente uma das maiores economias do mundo, se não a maior, posição que é ocupada atualmente pelos Estados Unidos.


Foi na China que foram encontrados um dos mais antigos fósseis pertencentes à espécie humana (Homo erectus pekinensis),conhecido como “Homem de Pequim”.


A China foi governada por diferentes linhagens de reis e imperadores, devido a isso, costuma-se dividir a história da China Antiga baseando-se nos períodos de governo de cada dinastia.
  • 1°-Dinastia Xia, 2205-1818 a.C. 

Não se sabe ao certo se ela realmente existiu.

  •  2°-Dinastia Shang, 1500-1050 a.C.

Apesar de alguns historiadores duvidarem da existência dessa dinastia, algumas descobertas arqueológicas recentes comprovaram a sua existência.Os escritos encontrados referentes ao período da dinastia Shang são considerados os mais antigos registros escritos da história da China.

  • 3°- Dinastia Zhou, 1050-256 a.C.

Os Zhou derrubaram os Shang e assumiram o poder .Eram de uma poderosa família e tinham o costume de distribuir terras aos seus aliados.com o passar dos tempos e o crescimento das províncias aliadas, a China acabou sendo dividida em sete principados,assim começando um periodo de guerra entre si, este período ficou conhecido como "Época dos Estados Guerreiros". O vencedor dessa guerra interna foi o primeiro reino de QIN

  • 4°-Dinastia Qin, 221-207 a.C.

O rei de Qin,após ter derrotado a dinastia Zhou, começou a conquistar território e acabou fundando o Império Chinês e estabeleceu pela primeira vez um Estado unificado. 

  • 5°- Dinastia Han, 206 a.C. - 220 d.C.

 Aproveitando-se da morte do imperador e da crise política no país, Liu Bang tomou o poder e deu início à dinastia Han. Esta dinastia se caracterizou por tentar comprar aliados vizinhos através de presentes.Nesta época os chineses se consideravam o centro do mundo, chegando a chamar seu país de “Império do Meio”. Mesmo tendo grandes avanços tecnológicos na agriultura local, os camponeses continuavam vivendo sob condições precárias, o que causou violentas revoltas camponesas no início da Era Cristã. Essas revoltas trouxeram o enfraquecimento do império chinês, ttrazendo ao fim a dinastia Han. A partir de então, o Império da China se dividiu em três reinos: Wei, Wu e Shu, que duraram do ano 220 ao ano 265 da Era Cristã.

 Fonte: http://www.infoescola.com/historia/china-antiga/ 

 

 Aluno: Thiago Trombini

Nenhum comentário:

Postar um comentário