sexta-feira, 18 de outubro de 2013

30 de Agosto: 25 anos de luto, luta e conquistas!


As marcas de 1988 são lembradas até hoje. A data se tornou o dia de Luto e Luta dos educadores do Paraná.

30 de Agosto de 1988, um péssimo dia para os professores recordarem. Foi neste dia que milhares de docentes foram reprimidos violentamente por policiais militares armados até os dentes. Os professores foram a luta em prol do aumento do vosso piso salarial.
Isso aconteceu porque o então governador Álvaro Dias, reduziu o piso salarial dos professores, causando-lhes uma revolta, que os motivou a invadir e ocupar a Assembléia Legislativa do Paraná por um período de 20 dias.
Na tarde do dia 30 de Agosto, cerca de 15 mil professores fizeram uma grande passeata pelas principais ruas Curitiba até o Centro Cívico com o intuito de negociar com o governo.
Chegando ao palácio governamental, a PM tentou refrear esta ação, impedindo o caminhão do som e agredindo os manifestantes, tentando dispersar o povo e refrear a atitude.
Centenas de pessoas ficaram feridas, e muitas tiveram até de passar por cirurgia para remoção de estilhaços de bombas de gás lacrimogêneo.
Mais tarde no mesmo dia, o batalhão da polícia terminou de expulsar os manifestantes que faziam vigília nos gramados do Palácio da Justiça.
Por esta razão, este dia é para os professores conhecido como “Luto e Luta”. É o marco da luta da classe educadora que registrou sua história para que esse fato jamais seja esquecido.

Autor: Ademir Xavier
Fonte: Revista “30 de Agosto – APP Sindicato”

Nenhum comentário:

Postar um comentário