segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resumo das questões do cap. 6



  1. A partir de 1807 , a Inglaterra proibiu o tráfico nas suas colônias e passou a pressionar as outras nações para que fizessem o mesmo . Para os capitalistas ingleses , a escravidão se tornara um peso morto , pois , os escravos não estavam no mercado de consumo e , portanto , não podiam adquirir produtos industrializados fabricados na Inglaterra. Diversas leis e acordos assinados com a Inglaterra naquele período , não foram efetivamentos cumpridos nem pelo governo , nem pela sociedade brasileira. Em 1845, a aprovação do “Bill Aberdeen” autorizava a marinha britânica a apreender navios negreiros , inclusive, em portos brasileiros. O fortalecimento da ação inglesa somada ás pressões políticas internas levou o imperador a tomar medidas mais efetivas e garantir o fim do tráfico em 1850, apesar da pressão dos fazendeiros do Vale do Paraíba.

  2. O sistema de parceria foi uma das primeiras formas de substituição da mão da obra escrava pelo imigrante europeu. A realidade observada na fazenda Ibicaba era muito mais difícil do que parecia à primeira vista : os colonos descobriram que precisavam pagar uma taxa para entrar no país , as casas para onde foram encaminhados eram precárias , sem assoalho ,fogão ou móveis e o trabalho nos cafezais , além de pesado , era acompanhado de maus-tratos. Os colonos eram obrigados ainda a comprar nos armazéns da própria fazenda onde trabalhavam ,o que levava a permanecer sempre endividados com o proprietário. O fazendeiro João Elisário de Carvalho Monte-Negro criou um estatuto , o Regulamento Administrativo e Policial , cujas normas eram decididas e aprovadas em assembleia com a participação dos trabalhadores.
  3. Até 1850, qualquer indivíduo podia se instalar numa área e , posteriormente , solicitar o título de propriedade . A partir da Lei de Terras , era preciso comprar as terras do governo ,o que dificultou o acesso dos pobres à terra e favoreceu a ampliação dos latifundiários que podiam comprar novos lotes diretamente do governo . Além disso , a lei determinou que os imigrantes só poderiam comprar terra após dois anos de moradia no país , impedindo o surgimento de uma camada de pequenos proprietários rurais e o desenvolvimento de uma agricultura familiar economicamente importante no Brasil.
  4. De um lado via os grandes proprietários de escravos do Vale do Paraíba que insistiam na manutenção do regime escravista. Por outro lado , diversos grupos sociais passaram a apoiar o fim da escravidão.
  5. A) Os libertos , em geral, tinham direitos civis amplos de direitos políticos reduzidos. Os libertos nascidos no Brasil conquistavam o direito limitado de participar da vida política da municipalidade . Eles não podiam ser eleitores , nem ser eleitos para cargos de deputados (provincial e geral) e para o Senado. Também não podiam assumir funções públicas que exigiam condição de eleitor. Porém tinham direito a se eleger vereador, servir ao Exército, à Marinha e à Guarda Nacional.
    B) Eles tinham direitos políticos restritos para que o controle do poder permanecesse inalterado mesmo com o aumento do número de libertos . Essa legislação garantia o ingresso na sociedade civil , sem que se alterassem as estruturas de mando e a organização da vida política do país.
  6. A lei do Ventre Livre estabelecia que os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data seriam considerados livres , ao chegar aos 8 anos poderiam ser libertos se pagassem uma indenização , ou esperaria até os 21 anos . A Lei dos Sexagenário , libertava os escravos acima de 60 anos , mas exigia que os cativos trabalhassem por mais três anos para indenizar seus senhores.
  7. A luta pelo fim da escravidão a partir de 1880 ganhou as ruas das principais cidades do país e passou a aglutinar os mais diversos setores da sociedade. Personalidades como Joaquim Nabuco , André Rebouças , Antônio Bento e Ângelo Agostini escreviam na imprensa criticando a permanência da escravidão e exigindo o fim desse regime de trabalho. Havia a Sociedade Brasileira contra a Escravidão e a Confederação Abolicionista do Rio de Janeiro. Em 1889 , Antônio Bento criou um grupo conhecido como Caifazes , que organiza ações diretas nas fazendas , libertando os escravos e garantindo um esquema de fuga e de refúgio.
  8. O governo brasileiro e Sociedade Promotora da Imigração , criada pelos cafeicultores , divulgavam na Europa que o Brasil era uma terra de oportunidades , onde se podia ganhar dinheiro e viver bem. Já era possível perceber a realidade : transportados em navios de carga , sem instalações adequadas , muitas crianças e velhos morriam durante praticamente um mês. Nos cafezais , trabalhavam sem nenhum amparo legal ou trabalhista sem nenhum amparo legal ou trabalhista , tendo que cumprir um serviço extremamente cansativo. Muitos ficavam presos à fazenda por anos enquanto pagavam as dívidas contraídas com os custos da viagem.
  9. Para muitos abolicionistas não bastava simplesmente acabar com a escravidão: era fundamental criar condições para que o negro pudesse inserir na sociedade. Propunham a distribuição de terras aos escravos a serem emancipados , de modo a garantir -lhes a sobrevivência e a criação de mecanismos para que eles e seus filhos tivessem acesso à educação . Mas isso não aconteceu , a emancipação não foi acompanhada por nenhum tipo de amparo . Nas primeiras décadas após a Abolição , uma das maneiras pelas quais os negros conseguiram conquistar espaço na sociedade foi por meio das suas práticas culturais.
  10. A desigualdade atual entre brancos e negros ainda é reflexo do processo de abolição do regime escravista . Quando a Lei Áurea foi assinada , em 1888, não se constituiu uma politica efetiva de inclusão e cidadania para os ex- escravos e seus descendentes .Sem escolarização , eles não tinham direitos políticos e permaneciam nos empregos de baixa remuneração , como estivadores no porto ou como domésticas nas casas de elite. Mesmo depois de 120 anos da Abolição e apesar da luta da população negra , a desigualdade de condições entre brancos e negros , é atualmente , significativa.

Isabella Costa 2º F.D

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