quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GABARITO


CAPÍTULO 17

  1. Para esses pensadores, o período posterior às invasões germânicas e à desagregação do Império Romano do Ocidente havia sido de atraso, obscurantismo e ignorância.
  2. A economia se expandiu, a metalurgia conheceu um grande desenvolvimento, com a abertura de mais de cem locais para a fundição de cobre, ferro e prata, e a agricultura prosperou de modo notável.
  3. Criaram dinheiro de papel e passaram a produzir novas armas, como a que utilizava pólvora para lançar flechas. Comerciantes persas e árabes levaram a bússola para a Europa, onde esse invento chinês desempenharia importante papel nas Grandes Navegações.
  4. O livro contribuiu para estimular o comércio e a aproximação entre o Ocidente e o Oriente.
  5. Em 1206, as diversas tribos se unificaram e aclamaram o líder guerreiro como chefe de todos os mongóis com o título de Gênges Khan. Com o novo líder teve início a expansão territorial que levaria os mongóis a conquistar a China. Quando Gênge Khan morreu, e os mongóis tornaram-se senhores de um império.
  6. Os samurais tinham um rigoroso código de ética pautada pela coragem, honra e lealdade e contavam com diversos privilégios, entre os quais o de receber grandes extensões de terra como presente do imperador.

CAPÍTULO 19
  1. Solo pouco fértil, grandes extensões cobertas por florestas e a presença de agentes transmissores de doenças, como a mosca Tsé-tsé e outros.
  2. Fidelidade ao chefe e nas relações de parentesco.
  3. O Reino de Axum localizava-se onde hoje é a Etiópia. Seus primeiros habitantes já dominavam a agricultura e a criação de bois, ovelhas, cabras e cavalos. Axum era o centro de um intenso comércio de marfim e mercadorias africanas. Conquistou território na península Arábica. Começaram a cunhar moedas de ouro, prata e cobre. A religião era politeísta. Depois, um dos reis converteu-se ao cristianismo, e a partir de então, vários da população de Axum abraçaram a fé cristã.
  4. Introduziram o camelo no transporte de mercadorias.
  5. O reino de Gana surgiu por volta do século IV, localizava-se onde hoje é a Mauritânia. Ao longo da Idade Média se tornou o principal fornecedor de metal. O importante para o povo Gana era a quantidade de pessoas, grupos humanos e não a extensão de território. Assim que Gana perdeu sua influência, o Reino Mali ganhou importância. Expandiu seu território e controlava assim grandes jazidas de ouro e importantes rotas transaariano de comércio. Religião muçulmana.
  6. Monoteísta.
  7. Deixaram profundas marcas na cultura e na sociedade brasileira. Sob essa influência, até hoje se pratica cultos aos orixás do candomblé. Introduziram instrumentos musicais como o atabaque e o agogô e na culinária, pratos como vatapá e o acarajé.
  8. Povos africanos cujas línguas têm origem comum. Em busca de melhores locais para plantio, os bantos povoaram áreas no continente africano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário