quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gabarito do capitulo 23 - 2 anos e 1 FD

Gabarito do capitulo 23

1- Entre os vários avanços tecnológicos, destacasse a charrua puxada a cavalo, mais eficiente do que seu antecessor, um arado feito de madeira e movido pela força do boi. Outro avanço significativo devesse ao surgimento dos moinhos de agua , utilizados para moer cereais, substituindo a força do trabalho de muitos homens. Esses avanços tecnológicos levaram de forma expressiva a qualidade e a quantidade da produção agrícola. Alimentando-se melhor e momentaneamente livre das epidemias e das invasões,a população aumentou substancialmente. Ao mesmo tempo, o excedente agrícola passou a ser vendido em quantidades cada vez maiores, reaquecendo o comercio, que decaíra nos séculos anteriores. Esse processo provocou o aumento da circulação do dinheiro.



2- Ao retornarem a Europa, muitos cruzados de origem nobre, traziam com sigo produtos do oriente, de grande aceitação no mercado europeu, especialmente as especiarias e as cedas da China. O aumento da oferta desses produtos aguçava o desejo dos europeus ricos de exibi-los como simbolo de riqueza. Assim, ampliava-se a riqueza e o poder de cidades da península itálica, como, Genova e Veneza, onde viviam esses mercadores.



3- Em primeiro lugar, eles ampliavam significativamente suas atividades, a medida que aumentava a circulação de moedas e crescia o interesse por novos produtos. Assim, das pequenas tropas locais os comerciantes passavam a atravessar grandes distancias a procura dos produtos orientais e artigos de outras regiões da Europa. Para ampliar seus lucros e lutar pelos seus interesses, os comerciantes criaram associações, como a grande Hansa Germânica, fundada em 1356. Com o incremento das atividades comerciais, foram criados seguros contra roubo, letras de câmbio e registro de contabilidade. Com este processo, uma parcela dos comerciantes enriqueceu ampliando seu espaço e sua posição social.



4- A intensificação das atividades comerciais permitiu o aparecimento de feiras regulares no cruzamento das rotas comerciais percorridas pelos mercadores. Esses locais transformaram-se lentamente em cidades. Outros centros urbanos surgiram a partir da expressão dos burgos, isto é, das aglomeração formadas em torno de abadias ou de castelos. Alem disso, muitas pessoas vindas do campo sabiam produzir artigos como sapatos, roupas, ferramentas e armas, e, nas cidades, passaram a se dedicar a atividade manufatureiras em pequenas oficinas.



5- As corporações de oficios foram organizadas pelos mestres das oficinas como objetivo de defender os interesses coletivos das varias categorias profissionais. A principio, elas regulamentavam a atividade, garantindo o preço final dos artigos pelo controle da produção, mais tarde, as corporações passaram a funcionar também como uma forma de inibir a ascensão profissional dos oficios que pretendiam se tornar mestres e abrir suas próprias oficinas. Assim o oficio que quisesse se tornar mestre deveria ser avaliado com base em critérios muito rígidos, que incluíam a produção de uma peça a ser analisada e aprovada por uma comissão de mestres.



6- Inicialmente, era chamados burgueses os moradores dos burgos, aglomerações formadas em torno de abadias ou de castelos. Posteriormente, passou a designar cada vez mais apenas uma parcela da população urbana, os comerciantes mais simples, os banqueiros e os empresários, detentores dos meios de produção e de circulação das riquezas, o grupo social formado por essas pessoas a burguesia seria mais tarde confrontado pelos trabalhadores urbanos, formariam o proletariado, ou classe operaria.



7- O aumento das atividades urbanas promoveu mudanças na vida cultural e intelectual, graças a criação de novas escolas locais e das primeiras universidades, que deviam preparar profissionais para as novas atividades econômicas. Finalmente, o lazer também se transformou com o crescimento das cidades, onde se realizava festivais com a presença de artistas. Junto a nobreza surgiu um novo tipo de poeta, o trovador, que declaravam poesias com acompanhamento musical.




Fonte: Livro didático de História.

Alunas: Juliana Zati, Lalesca Nayara.


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