quinta-feira, 2 de junho de 2016

O que são Impostos?

   Os impostos são taxas tributárias que são impostas aos cidadãos. Eles são de extrema importância na nossa vida, apesar de não serem justos. 
   O imposto nada mais é do que uma contribuição de cada cidadão com o governo, para fins de desenvolvimento economico e social, mas sabemos que nem sempre acontece dessa forma, pois nem todos os nossos políticos são honestos e contribuem com a parte deles para os nossos benefícios.
   Por isso devemos saber escolher os nossos políticos. Para isso existe um site que apresenta um ranking de políticos, para que possamos ter uma ideia de quem está contribuindo para a política, e quais políticos não estão sendo honestos.

   Os impostos são dividos em 3 partes: 
  • Federais

    - IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.
    - IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.
    - IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).
    - ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).

    Estaduais

    - ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
    - IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)

    Municipais

    - IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)
    - ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos
    - ISS - Impostos Sobre Serviços

     Frederico Toaliari Ponci Pereira - 2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário