terça-feira, 7 de junho de 2016

A Crise do Império Romano e o inicio do Cristianismo

O império romano se tornou o maior de todos os tempos, e isso não trouxe apenas pontos positivos. Após séculos de glória, o Império Romano passou a apresentar sinais de crise a partir do século III.
Quais os motivos que levaram à crise do império romano?
A enorme extensão territorial do império que dificultava a administração e controle militar. Com o fim das guerras de conquistas também diminuíram a entrada de escravos, e com  menos escravos, menos mão-de-obra, e uma crise na produção de alimentos. O aumento dos conflitos entre os plebeus e patrícios geraram uma instabilidade política. E o crescimento do cristianismo que contestava as bases políticas do império. 
Estes motivos enfraqueceram o império romano, e facilitaram a invasão dos povos bárbaros germânicos (para o romano, bárbaro era quem vivia fora do império), levando ao fim do império romano ocidental.
Durante esse período de, alguns imperadores tentaram tomar algumas medidas para conter a crise.
Em 395 d.C., o imperador Teodósio dividiu o império em dois: o Império Romano do Ocidente, com capital em Milão, e o Império Romano do Oriente, também conhecido como Império Bizantino, cuja capital era Constantinopla.
O império bizantino perdurou até o século XV, quando Constantinopla sofreu com as invasões turcas.

O Cristianismo:

No século I, com o nascimento de Jesus de Nazaré, um homem que ficou conhecido como um profeta muito bondoso que pregava que com o amor. poderíamos alcançar o perdão de Deus (no caso Jesus era um judeu), e assim alcançar a vida eterna.
Essas ideias de Jesus Cristo eram fortemente uma afronta aos costumes politeístas de Roma, por isso ele foi perseguido, aprisionado, torturado e crucificado e morto pelos romanos. Essa história da vida desse profeta é narrada no Novo Testamento na bíblia.
Após a morte de Jesus, seus apóstolos pregaram seus ensinamentos para o povo, o que gerou uma perseguição à esses homens, pois estavam fazendo algo errado na visão dos políticos romanos. A partir daí, todos os cristãos foram perseguidos, torturados, mortos, e caçados pelo império romano.
Sob a inspiração do lema "um Deus no Céu, um Imperador na Terra", Constantino proclamou em 313 o Édito de Milão, lei que garantia liberdade para cultuar qualquer deus, o que seria fundamental para a futura conversão total do império à religião.
O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.

http://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise-romana.htm
Frederico T. Ponci Pereira 2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário