terça-feira, 7 de junho de 2016

A Crise e a Decadência do Impéria Romano

Hoje na aula do contra turno vamos falar um pouco sobre a crise e a decadência do Império Romano. Com a expansão territorial (pastagens anterior) ouve a conquista de novas terras pelo Romanos. Enorme extensão territorial do império que dificultava a administração e controle militar (defesa); Com o fim das guerras de conquistas também diminuíram a entrada de escravos. Com menos mão-de-obra ocorreu uma forte crise na produção de alimentos. A queda na produção de alimentos gerou a diminuição na arrecadação de impostos. Com menos recursos, o império passou a ter dificuldades em manter o enorme exército;

Aumento dos conflitos entre as classes de patrícios e plebeus, gerando instabilidade política; Crescimento do cristianismo que contestava as bases políticas do império (guerra, escravidão, domínio sobre os povos conquistados) e religiosa.

Aumento da corrupção no centro do império (Roma) e nas províncias (regiões conquistadas); Estes motivos enfraqueceram o Império Romano, facilitando a invasão dos povos bárbaros germânicos no século V. Na época da crise os impradores decidiram tomar uma decisão, dividir o Imperio Romano em duas partes. Oriente e Ocidente. Outro motivo foi a invasão dos bárbaros. O Império Romano do Ocidente teve como uma das principais causas de sua queda as invasões bárbaras protagonizadas pelos povos germânicos que habitavam a região a leste das fronteiras do Império. Ao lado da decadência da economia escravista e da desestruturação militar, as invasões bárbaras foram apontadas por historiadores como um dos principais processos que levaram ao fim do maior império da Antiguidade.

 
fontes: http://www.suapesquisa.com
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br
Aluno: Igor Nunes Dias   2°A

Nenhum comentário:

Postar um comentário