terça-feira, 12 de julho de 2016

Crise no Setor Moveleiro

Arapongas, mesmo sendo o segundo maior setor moveleiro do país, com 172 empresas, acabou sofrendo com a crise econômica e política que acaba tendo um alto número de demissões nas ultimas semanas. Com quatro indústrias fechadas e três em recuperação judicial, fazem com que os moradores do município paranaense fiquem abalados. Em apenas uma semana, duas das maiores indústrias do município, Simbal e Kit's Paraná, demitiram 170 trabalhadores.
Não é de hoje que Arapongas vem perdendo postos de trabalho, em 2012 perderam 50 e em 2013 mais 260 postos fechados.
Segundo Irineu Munhoz, presidente do Sima (sindicato que representa a indústria moveleira), o faturamento das empresas caiu entre 8% e 10% esteano, após registrar retratação de 15% em 2015.
Arapongas emprega cerca de 10 mil pessoas, contando com as demissões já registradas, o número de empregos diretos ultrapassa de 12 mil. O polo moveleiro representa cerca de 9% da produção nacional.
A exportação foi uma saída viável para quem passou a vender para outros países no ano passado, quando o dólar ultrapassou os R$4, mas nos últimos meses com o abaixamento do dólar, mesmo com as exportações, a lucratividade decaiu. 


Fonte: Matéria, Folha de Londrina.
Aluna: Maria Isabela M.    2ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário