quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Anarquia - A comuna de Paris

 A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, resultante da mobilização popular resultante da resistência ante a invasão do Reino da Prússia.
A história moderna algumas tentativas de regimes comunais como este, impostos como um real exemplo de revolução anarquista, como resultado da revolta da população. Porém, a mais importante delas - a Comuna de Paris - Durante a guerra franco-prussiana, as províncias francesas elegeram para a Assembleia Nacional Francesa uma maioria de representantes monarquistas, em sua maioria favoráveis à capitulação ante a Prússia.
A população francesa, porém se opunha a essa política. Louis Adolphe Thiers, elevado à chefia do gabinete conservador, tentou esmagar os insurretos. Estes, porém, com o apoio da Guarda Municipal, em um puro exemplo de revolta popular, derrotaram as forças legalistas, obrigando os membros do governo a abandonar precipitadamente Paris, onde o comitê central da Guarda Nacional passou a exercer sua autoridade. A Comuna de Paris, considerada a primeira república proletária da história, adotou uma política de caráter socialista, baseada nos princípios da Primeira Internacional dos Trabalhadores. 
O poder comunal manteve-se durante cerca de setenta e dois dias. Seu esmagamento revestiu-se de extrema crueldade. De acordo com relatos, mais de 20.000 Communards foram executados pelas forças de Thiers.
O governo durou oficialmente de 26 de março a 28 de maio, enfrentando não só o invasor alemão como também tropas francesas, pois a Comuna era um movimento de revolta ante o armistício assinado pelo governo nacional após a derrota na guerra franco-prussiana. Os alemães tiveram ainda que libertar militares franceses feitos pelos prisioneiros de guerra para auxiliar na tomada de Paris. 


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_de_Paris


Gabriel Hirano - 2ºano: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário