quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A era vargas; estado novo

 A Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:
-Governo Provisório -1930-1934
-Governo Constitucional – 1934-1937
-Estado Novo – 1937-1945 

     Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com   poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.

     O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Este período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial.Em 1938 deveriam ocorrer as eleições presidenciais. Mas, alegando a existência de um suposto plano comunista,e aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país,Getúlio Vargas deu um golpe de estado em novembro de 1937.
Vargas contou com o apoio de grande parte da população, principalmente da classe média . Começou assim um período ditatorial. Após o golpe,Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs um nova constituição chamada de “polaca” com várias características ditatoriais.
principais caracteristicas deste período:
- Censura aos meios decomunicação e às manifestações artísticas como, teatro, cinema e música.
- Criação do DIP Departamento de Imprensa e Propaganda, para promover e divulgar as realizações do governo
- Perseguição e, prisão deopositores e inimigos políticos;
- Repressão às manifestações políticas e sociais.
- Controle dos sindicatos;
- Criação da Consolidação das Leis do Trabalho em 1943, garantindo vários direitosaos trabalhadores;
- Criação da Justiça do Trabalho, da carteira de trabalho, salário mínimo, descanso semanal remunerado, jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino emenores de idade;
- Centralização administrativa do estado.
- Criação de um nova moeda, o cruzeiro.
- Investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento industrial criação da Companhia SiderúrgicaNacional e Companhia Vale do Rio Doce.
- Participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética, com o enviou da FEB Força ExpedicionáriaBrasileiras aos campos de batalha na Itália.




                                                                        Gabriel Henrique Vicentin 3ºB

 
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/estado-novo-1937-1945-a-ditadura-de-getulio-vargas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário