quarta-feira, 26 de junho de 2013

Revolta do Vinagre

A causa original da Revolta do Vinagre é sim a tarifa de ônibus, óbvio, não são só os 20 centavos, são também os direitos, direitos ao transporte público de qualidade, barato e eficiente. Essa é a causa do Movimento Passe Livre e, é assim compreendido pelos paulistanos. 67% da população diz que o motivo dos protestos é o aumento no preço da tarifa. E 77% apoia as manifestações.
Contudo, a repressão policial ocorrida na semana semana do mês alterou esse quadro.
A repressão policial que acertou jornalistas dos veículos da mídia tradicional, fez com que a mídia começasse a apoiar o movimento e colocasse nele, suas próprias bandeiras. E, a repressão também possibilitou que manifestações surgissem em solidariedade às de São Paulo, e permitiu que diversos grupos também postassem suas causas em meio a manifestação. O que começou a pasteurizar o movimento.

 Verdade seja dita, as manifestações, com suas pautas difusas, acoaram o governo, que resolveu domar a situação e dar pautas, e acabou com a difusão. O Congresso assustado, e emparedado por todos, foi para o mesmo rumo.
As manifestações miraram em uma coisa e acertaram em outra, suas causas difusas fizeram o poder público fazer o que precisava ser feito, o que não era exatamente o que as manifestações queriam com suas ideias vagas. O governo federal, apesar da demora na ação, conseguiu dominar as discussões com a questão da importação dos médicos e com uma possível constituinte parcial para a reforma política, que desmoralizou o Congresso, só com a proposição, pois é sinal que o Congresso atual não prestaria para resolver esse problema, no que o Ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa, concordou, conforme deixou claro na entrevista prestada logo depois de ter participado de uma audiência com a Presidente Dilma.
O que começou como a defesa de uma causa justa, transporte político de qualidade e barato, tornou-se uma profusão de causas, muitas das quais conservadoras ou vazias de conteúdo.
E não ajudou em nada a mídia não saber o que dizer, saiu da completa contrariedade para a tolerância total, tentando também pregar suas causas nas manifestações.
Também prejudicou ações e dizeres do tipo  ”tudo que está aí” está mal, sem dizer onde e propor soluções, porque:
1) não resolve coisa alguma, o Estado ganha, pois uma hora o povo cansa;
2) Sem uma agenda clara, pode se adentrar em um processo revolucionário, com conflitos sociais que a Democracia poderia resolver;
3) Possibilita o surgimento de manifestações opostas as causas originais que motivaram as manifestações, que é o que está acontecendo;

Fonte:http://euqueacho.com.br/
Alunos: João Vitor Alarcon
            Larissa Guslen

Nenhum comentário:

Postar um comentário