sábado, 8 de junho de 2013

Relato sobre a Guerra do Contestado

No dia 05/06/2013, os alunos do contraturno participaram de uma palestra no Vianinha, sobre a Guerra do Contestado, nesta palestra puderam estar aprendendo um pouco mais sobre o contexto histórico da guerra e também, da relação entre a guerra com a atualidade, onde, foram encontrados fragmentos e locais que perteceram a tal época, relacionado a este contexto foi realizada uma exposição na Biblioteca Pública com várias fotografias explicativas, móveis daquela época e também, aquarelas relatando fatos e personagens importantes da guerra.
Prof. Zilda e Alunos do Contraturno na palestra sobre  Guerra do Contestado - Vianinha

A Guerra do Contestado.
Aconteceu na divisa do Paraná com Santa Catarina, entre 1912 e 1916, os sertanejos- que eram pessoas muito pobres, oprimidas, que não possuíam terras e também padeciam com a escassez de alimentos- reivindicavam seus direitos por que os estrangeiros estavam tomando as terras onde os sertanejos trabalhavam, para trabalhar na estrada de ferro e na exploração de madeira.
Os nativos estavam contra o governo, as multinacionais e as oligarquias e buscavam apoio nos monges- religiosos que peregrinavam pelo sertão pregando a palavra de Deus- que eram muito respeitados por esse povo. Quando o monge José Maria une-se aos revoltosos, institui vários povoados com autoridade própria e igualdade social, ignorando a partir de então qualquer mandado vindo da parte de alguma autoridade da Republica Velha. Esses povoados ficaram conhecidos como Contestado e o conflito ganhou feição messiânica.
O trabalho de José Maria não foi aceito pelo governo federal, então ele e seu grupo foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo, que pretendia acabar com os povoados sertanejos, fazendo com que saissem das terras que haviam sido tomadas pelas multinacionais. Em novembro de 1912, o monge José Maria falece na batalha de Irani, os sertanejos então, dão inicio a uma guerra civil. Foram constituídas novas sedes por seus sectários, que continuavam com o intuito de lutar e não se render, o que provocou um desejo ainda maior no governo de findar com a guerra, resultando na utilização de todo o poderio militar, com inúmeros soldados e armamentos pesados, nunca antes usados em uma ação bélica desta magnitude. A Guerra do Constestado, acabou com a capitulação dos revoltosos e muitas mortes, por que os sertanejos resistiram bravamente até serem vencidos.
TEXTO: Larissa C. Rufino dos Santos
FOTO: Gabriel Fedrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário