quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Eleições EUA

Do dia 1º de feveiro a 14 de junho, foram decido os candidatos dos partidos Republicano e Democrata que disputarão a presidência dos Estados Unidos, em eleição marcada para o dia 8 de novembro.  Veremos os dois maiores candidatos ao cargo.
De um lado a democrata, Hillary Clinton, com 68 anos, nasceu em Chicago,após 8 anos como primeira-dama, pode voltar a Casa Branca e ser a primeira mulher presidente dos EUA, foi senadora pelo estado de Nova York e secretária de Estado do governo de Barack Obama. Tem um perfil liberal e defende o controle de armas, da igualdade salarial entre homens e mulheres, a instituição da licença-maternidade, e de leis que garantam acesso gratuito a universidade. É feminista e defende o direito dos imigrantes e homossexuais. Se mantém na liderança, após seu discurso e grandes propostas ao país.
E o republicano Donald Trump tem 69 anos e nasceu em Nova York, filho de bilionário, é dono de hotéis, cassinos e campos de golfe, detém os direitos dos concursos Miss USA e Miss Universo. Nunca exerceu um cargo público, mas te um sonho de presidência antigo, concorreu em 1988, 2004 e 2012. Ele pretende construir um muro entre o México e os EUA para não ter mais a entrada de imigrantes ilegais e deseja expulsar todos que já estão no país, sugere banir a entrada de muçulmanos, pretende substituir o serviço de saúde pública por um sistema privado onde o governo não possa interferir e proibir o aborto, exceto que seja estupro, incesto ou risco de vida, quer uma ampla reforma fiscal, com impostos graduais de acordo com a renda dos cidadãos. Mas está passando problemas nestas eleições, com especialistas reclamando que com ele no comando os EUA estará derrotado, dando muitas polêmicas ao seu cargo.



Fontes: http://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2016/noticia/2016/02/eleicoes-nos-eua-veja-o-perfil-dos-pre-candidatos-casa-branca.html
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/08/09/internacional/1470777349_075902.html
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2016/07/hillary-clinton-faz-1-discurso-como-candidata-presidencia-dos-eua.html


Maria Isabela M.    2°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário