terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A Revolta da Natureza

Iniciamos este ano com alguns acontecimentos trágicos em nossa região com o abalo das chuvas fortes e as consequências.

O que é Abalo Sísmico?
  • Abalo sísmico ou terremoto é um tremor da superfície terrestre produzido por forças naturais situadas no interior da crosta terrestre e a profundidades variáveis. Os abalos são causados pelo choque de placas rochosas situadas a profundidades que vão desde 50 até 900 km abaixo do solo. Outros fatores considerados são deslocamentos de gases como o metano e as atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. 
  • A maioria dos abalos sísmicos é de origem natural da Terra, são chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a atmosfera podendo colidir, afastar-se ou deslizar-se uma pela outra. Através dessas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de tensão, posteriormente as rochas começam a se romper e liberam uma energia acumulada durante o processo de deslocamento. A energia então é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.
    Os sismos induzidos são basicamente resultado da ação do homem.  Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; entretanto a intensidade apresentada é bastante inferior a dos terremotos tectônicos.

    Entre as consequências de um abalo sísmico citamos:

    • Vibração do solo com intensidades variada,
    • Abertura de falhas,
    • Deslizamento de terra,
    • Tsunamis,
    • Mudanças na rotação da Terra.
    As conseqüências de um abalo sísmico normalmente acarretam em  efeitos nocivos ao homem como ferimentos, mortes, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções, destruição entre outros.


               

    USP está investigando supostos tremores de terra em Arapongas 

    Ainda durante a entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (13), no auditório do Paço Municipal de Arapongas, onde estiveram presentes várias autoridades locais, o atual prefeito em exercício, Pedro Paulo Bazana, informou que os supostos tremores de terra sentidos por muitos moradores da cidade durante a madrugada da última terça-feira (12), estão sendo investigados por pesquisadores do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que encontram-se na cidade de Londrina, onde investigavam abalos sísmicos registrados na cidade vizinha.

    Os supostos tremores
    Nas últimas horas, centenas de araponguenses relataram ter sentido tremores por volta das 02 horas da madrugada da última terça (12). Muitos deles, constataram o surgimento de rachaduras em suas residências após o ocorrido.
    De acordo com Bazana, as equipes da USP informaram que devem apresentar um relatório técnico nas próximas horas.
    Por sua vez, o Corpo de Bombeiros de Arapongas, através do sargento Leal, que também esteve presente no encontro, afirmou que a princípio trabalha apenas com a hipótese de que as rachaduras tenham sido causadas pelas fortes chuvas.

     

    Fonte: http://www.diaadiaarapongas.com.br/desc_noticia.php?not=5232

     

    USP confirma que estrondo em Londrina foi causado por terremoto

    Abalo sísmico foi na sexta (1º) e teve 1,9 de magnitude, na zona leste.
    Penúltimo registro de terremoto na cidade foi no dia 14 de dezembro de 2015. 

     

    O laboratório de sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou que o estrondo que causou pânico aos moradores em Londrina, no norte do Paraná, na sexta (1º), foi causado por um terremoto.
    A confirmação foi dada pelos geólogos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) em uma reunião convocada pelos próprios moradores da cidade na noite de terça-feira (5).
    O abalo sísmico teve 1,9 de magnitude e ocorreu pouco depois das 16h, na região dos bairros Jardim Califórnia, Europa e Vila Brasil, na zona leste da cidade.
    Embora os tremores já tenham sido relatados pelos moradores da região em diversas ocasiões, esta é a segunda confirmação oficial de terremoto na cidade nos últimos dias. O penúltimo registro foi no dia 14 de dezembro quando um abalo um pouco mais fraco de magnitude 1,8 atingiu a mesma região. Várias casas ficaram comprometidas por causa de rachaduras. Em ambas as situações, ninguém ficou ferido.
    "A sensação é horrível. Tenho duas filhas pequenas e não aguento mais sentir esses abalos todos os dias. A situação está bem difícil", disse a vendedora Francieli de Araujo.
    Para a população, a principal hipótese para justificar a origem de tantos tremores é a construção recente de uma adutora da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na cidade. A empresa, por sua vez, nega relação com os problemas.  "As obras da Sanepar já foram concluídas e não foi registrado nenhum abalo durante a execução das obras. Os abalos que estão acontecendo agora são resultado de outros fenômenos da natureza", afirma a Sanepar.
    Mesmo assim, a empresa se comprometeu a instalar um sistema para medir a pressão dentro das tubulações e que informou que vai reavaliar todo o projeto da adutora.
    Para ajudar a identificar os problemas, serão instalados sensores portáteis a partir desta quarta-feira (6) nos bairros mais atingidos. Os aparelhos foram emprestados da USP pelos professores da UEL.

    http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2016/01/usp-confirma-que-estrondo-no-1-dia-do-ano-no-pr-foi-causado-terremoto.html

    Alunos: João Piraccini     3°A                      
                Thais Hashimoto 3ºB

Nenhum comentário:

Postar um comentário