terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A marcha das vadias

O movimento Feminista é caracterizado como a luta pela igualdade entre os sexos, nos contextos políticos e socioeconomicos. O termo foi utilizado pela primeira vez por Charles Fourier, socialista utópico e filósofo frances em 1815.
Os primeiros movimentos surgiram nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde as mulheres lutavam por igualdade reprodutiva e social. No Reino Unido e na França, as sufrasgistas buscavam o direito pelo voto e a igualdade.
A primeira onda do movimento feminista foi focado pelo sufrágio universal, enquanto a segunda onda do movimento teve como foco a liberdade e igualdade política, dando maior participatividade às mulheres.
Expondo o direito sobre o seu corpo, a mulher feminista debateu sobre questões como o aborto, casamento por interesse e a falta de leis a respeito do estupro.
Atualmente as feministas mudaram suas perspectivas, visando a igualdade salarial e trabalhistas, e também quebrando paradigmas do patriarcado opressor e conservador sexista.
A terceira onda feminista visa quebrar os valores já estabelecidos cultura e ideologicamente.
O movimento Lésbico e Bissexual foi impulsionado junto ao movimento feminista, que acredita na liberdade de expressão. Lutavam também pelo fim da objetificação do corpo feminino e da esteriotipação de serem o "sexo frágil".

Gabriel Hirano 2ºA
Rudi Henrrique 2º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário